Estudantes da rede estadual participam de Conferência Internacional de Cinema, em Portugal

Participantes do Cine Clube Goiany, do Colégio Estadual Polivalente Professor Goiany Prates, foram selecionados para a 13ª Conferência Internacional de Cinema de Viana, em Portugal

Representantes do Colégio Estadual Polivalente Professor Goiany Prates, de Goiânia, embarcaram nesta sexta-feira (03/05) para Portugal. O grupo representará os participantes do Cine Clube Goiany na 13ª Conferência Internacional de Cinema de Viana, em Viana do Castelo, em Portugal.

“Os estudantes terão a oportunidade de apresentar todo o trabalho que foi realizado aqui durante esses dois anos de implementação e desenvolvimento do projeto Cine Goiany. Eles vão ter ali a oportunidade de apresentar em uma conferência internacional de cinema com muito protagonismo, com muita propriedade, porque tudo que vai ser apresentado ali, foi o trabalho que eles foram realizando aqui, foi executado, planejado por eles”, destaca a coordenadora e idealizadora do projeto, Thaisy de Carvalho Rocha Gomes.

O Cine Goiany foi concebido como parte do projeto de pesquisa desenvolvido pela professora Thaisy Gomes em seu mestrado. A intenção era criar, dentro da unidade escolar, um espaço educativo que promovesse o audiovisual e o protagonismo juvenil. Desde então, os estudantes de Ensino Médio da escola idealizam e produzem curtas-metragens de diversas temáticas. As produções finais são apresentadas, anualmente, em um Festival de Curtas-metragens que envolve toda a escola.

“É um projeto muito bom, não só na área de artes visuais, mas também com a formação da pessoa em si. Pois, em geral, envolve comunicação, trabalho em grupo. Então, é algo que é muito exigido no mercado de trabalho e é algo que envolve o currículo. Então, está sendo uma experiência muito boa, um retorno muito bom do grupo”, relata Nicolas Ferreira, estudante da 2ª série e participante do projeto.

O livro

A experiência no cineclube virou um livro, intitulado “Cineclube no Ensino Médio: Formação e Protagonismo Juvenil”. A obra, de autoria de Thaisy Gomes, teria surgido a partir da necessidade de compartilhar a experiência exitosa com outras escolas.

“A equipe do Cine Goiany, com o tempo, passou a ser frequentemente solicitada pelos professores e pelos alunos para dar um suporte, quanto à orientação e à construção de roteiros, de seleção de imagens, de vídeos e principalmente na edição de cortes. Diante dessa demanda, resolvi, então, escrever sobre as nossas experiências, para que outras unidades escolares possam desenvolver projetos semelhantes ao nosso, na perspectiva de formação integral dos estudantes, tornando o ambiente escolar mais significativo”, descreveu Thaisy durante o lançamento da obra.

A cerimônia de lançamento ocorreu nesta sexta-feira (03/05), nas dependências da unidade escolar. Estiveram presentes a superintendente de Ensino Médio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc/GO), Osvany Gundim; a gerente de Arte e Educação, Luz Marina de Alcântara; o gerente de Educação Profissional, Andrei Pires; o coordenador Regional de Educação de Goiânia, Luiz Carlos; e a diretora do Goiany Prates, Jaqueline Alencar. (Texto: Ana Carolina Jobim/Comunicação Setorial da Seduc/GO – Fotos: Alexandra Rita)

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo