Estudantes da rede estadual de Goiás são destaques na maior feira de Robótica da América Latina
Equipes do Cepi Gomes de Souza Ramos e do Colégio Estadual Damiana da Cunha alcançaram, respectivamente, o 1º e 2º lugares em duas das modalidades disputadas durante o ‘Robótica 2024’
Goiânia sediou, de 12 a 17 de novembro, um dos mais importantes eventos de Robótica e Inteligência Artificial (IA) da América Latina. Trata-se do ‘Robótica 2024’ que congrega três competições: a Competição Brasileira de Robótica Petrobras, a Mostra Nacional de Robótica e a Olimpíada Brasileira de Robótica, além de congressos e workshops.
As competições envolvem estudantes da Educação Básica e do ensino superior e pesquisadores de todo o Brasil e de outros países. A edição deste ano foi realizada em formato híbrido, com competições disputadas por equipes presenciais e remotas, permitindo a participação, inclusive, de equipes estrangeiras.
Nas premiações, duas equipes da rede pública estadual de ensino de Goiás sagraram-se campeãs em evento que reuniu talentos em torno da Ciência e Tecnologia e que contou com o apoio do governo estadual. Os estudantes e professores que subiram no pódio da feira são do Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Gomes de Souza Ramos, de Anápolis, e do Colégio Estadual Damiana da Cunha, de Goiânia, alcançando, respectivamente, o 1º e 2º lugares em duas diferentes modalidades.
Camaleões do Cerrado
Representando o Colégio Estadual Damiana da Cunha, de Goiânia, a equipe Camaleões do Cerrado conquistou o 2º lugar na modalidade ‘Simulação Prática Virtual’. A competição teve a participação de mais de 100 equipes, das quais, 10 chegaram à final. O trabalho premiado dos estudantes desta escola pública estadual goiana foi orientado pelo professor George Fontenelle.
Rebecca Brune Dias, aluna da 3ª série do Ensino Médio do Damiana da Cunha, compartilhou sua experiência. “Participar da Robótica me mostrou que, com dedicação e perseverança, conseguimos ir muito longe. Nossa equipe sempre sonhou alto, com foco em vitória e aprendizado. O esforço nos trouxe o 2º lugar no nacional da OBR e no FIRA regional. Foi uma experiência incrível”, disse Rebecca.
O colega de equipe, Pablo Silva, destacou o impacto do projeto em sua formação. “Essa foi minha primeira experiência em competição e programação. O trabalho me inspirou a criar projetos pessoais e estudar mais sobre tecnologia, além de me motivar a seguir carreira como programador”.
O professor George Fontenelle destacou a importância do evento para a formação dos jovens. “Com um futuro cada vez mais tecnológico e com IA, é fundamental que nossos estudantes desenvolvam habilidades de programação. Nesta competição, por exemplo, os robôs simulam ações de resgate em um cenário de terremoto, exigindo avançado conhecimento técnico,” explicou.
Campeões na Prática Artística
Conquistando o 1º lugar na categoria Prática Artística/Prêmio Extra Superteams, mais uma equipe de alunos da rede estadual de Goiás brilhou no ‘Robótica 2024’. Nesta modalidade foi campeã o grupo de alunos do Cepi Gomes de Souza Ramos, de Anápolis, que apresentou na feira um robô capaz de percorrer uma pista de obstáculos, trabalho que foi destaque em criatividade e resolução de problemas da vida real. Como reconhecimento, a equipe recebeu um kit de Robótica oferecido pelo Centro de Excelência em Inteligência Artificial da Universidade Federal de Goiás (UFG).
Com patrocínio do Governo de Goiás, o ‘Robótica 2024’ foi promovido pela RoboCup Brasil, com organização da UFG e do Centro de Competência em Tecnologias Imersivas (Akcit UFG). A participação dos estudantes das escolas públicas estaduais na feira comprova o compromisso do governo goiano em promover e fomentar a ciência, a tecnologia e o protagonismo juvenil a partir da Educação pública estadual.