Espetáculo O Crivo continua sua circulação nacional com apoio do Fundo de Cultura
Dando sequência a temporada de apresentações iniciadas no mês de março, o espetáculo O Crivo volta ao palco nos dias 19 e 20/4, no Teatro Sesc Centro. O projeto tem apoio institucional do Fundo de Arte e Cultura, da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce), e prevê passar por dez cidades brasileiras em 2017. Depois de Goiânia, Campo Grande recebe a montagem e, em maio, a trupe participará do Festival TANEC Praha 2017, em Praga, capital da República Tcheca.
Todas as atividades são gratuitas. Os realizadores da inciativa apostam em uma campanha nessa circulação: a doação de um livro (usado ou não) na hora do espetáculo. Desta vez, as doações serão destinadas à Biblioteca Baú da Imaginação do Circo Lahetô.
Inspirado na obra Primeiras Estórias, de João Guimarães Rosa, o espetáculo reúne dança contemporânea e literatura numa especie de diálogo. Três contos da obra do escritor inspiraram João Paulo Gross, que assina a direção e a coreografia de O Crivo: A Terceira Margem do Rio, O Espelho e Nada e a Nossa Condição.
Os contos foram utilizados como imagens para provocar a construção poética da coreografia. A ligação entre os contos se dá por meio das ideias que surgem por trás dessas imagens. Em cena, dois homens criam relações que só se revelam à medida em que atravessam suas estórias, o mundo de cada um. Atravessam juntos o ser-tão, travando diálogos e contatos para mergulhar na busca do que muda e o que permanece em cada um. O Crivo é dramaturgia de mistérios, convivências e comoções, interpretado pelo próprio coreógrafo e diretor ao lado de Daniel Calvet.
Internacional
O espetáculo O Crivo foi convidado para participar do Festival TANEC Praha 2017, em Praga, na República Tcheca. Além da capital, o festival também acontece em outras cidades do país entre os dias 28 de maio e 28 de junho. O Crivo circulará por oito delas: Ostrava, Olomouc, Jihlava, Plzeň, Hradec Králové, Choceň, Brnoe Praga. A equipe embarca no dia 25 de maio, dentro do projeto O Crivo Circulação, cuja proposta do espetáculo está na realização de oficinas de dança, que também serão ministradas na circulação internacional. Para saber mais sobre o festival, acesse o site: www.tanecpraha.cz/.
Continuidade
O Crivo estreou em 2015 em Goiânia e passou por festivais como o Dança em Trânsito (RJ), Goiânia em Cena e MID – Movimento Internacional de Dança (DF) no mesmo ano e em 2016. Na continuidade de suas atividades, o espetáculo percorrerá as cidades de Campo Grande (MS), Porto Alegre (RS), Salvador (BA), Natal (RN), Manaus (AM), Anápolis e Mineiros. Além do Fundo de Cultura, O Crivo também foi contemplado pelo prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2015.
SERVIÇO
Espetáculo O Crivo
Datas: 19 e 20/4
Horário: 20h
Local: Teatro Sesc Centro
Endereço: Rua 15, esquina com a Rua 19, Centro
Entrada gratuita
Contato: Luisa Guimarães
Assessoria de imprensa