Escolas estaduais são destaque na Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras

Competição teve seis escolas estaduais premiadas com medalhas de prata e 13 premiadas com medalha de bronze na Edição 2022. Equipes agora se preparam para provas deste ano

Escolas da rede pública estadual de ensino estão recebendo os certificados e medalhas da Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras (OIMSF) 2022.  A competição, que contou com a participação de equipes de estudantes do Ensino Fundamental e Médio, foi encerrada em novembro do ano passado.

Ao todo, uma escola estadual foi medalhista de ouro, seis foram medalhistas de prata e 13 foram medalhistas de bronze na Etapa Nacional da olímpiada (confira lista abaixo). Essas unidades escolares concorreram com mais de 1.000 escolas públicas e privadas de todo o país.

Dentre os premiados está o Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Nova Cidade, de Aparecida de Goiânia, que ficou com a medalha de bronze na Etapa Nacional da competição. O sucesso da equipe em sua estreia na OIMSF, segundo o diretor Rui Carlos, está relacionado ao trabalho realizado dentro da disciplina eletiva ‘Engenhando o Mundo’.

Assim como as demais eletivas, a disciplina ‘Engenhando o Mundo’ possibilita que os estudantes tenham acesso a conteúdos interdisciplinares que envolvam diferentes áreas do conhecimento. A intenção, de acordo com o diretor, é fazer com que os estudantes conheçam as diferentes linguagens matemáticas, exercitando a curiosidade, a investigação e a criatividade.

Para além disso, a eletiva tem auxiliado na preparação dos estudantes para olímpiadas e competições, incluindo as Olimpíadas Brasileira e Internacional de Matemática. Para esse ano, o grupo já começou a se preparar.

“Já estamos inscritos para esse ano”, afirmou o diretor sobre a OIMSF 2023.

A OIMSF

A Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras (Mathématiques sans Fronteiras) foi criada em 1990 pela Academia de Estrasburgo, na França, com o objetivo de despertar os jovens de diferentes países para o estudo da Matemática de forma contextualizada, sendo atualmente uma das maiores competições interclasses do mundo. As provas conciliam raciocínio lógico e trabalho colaborativo, além do domínio de idiomas estrangeiros.

No Brasil, a olimpíada é organizada pela Rede POC e Instituto de Olimpíadas do Conhecimento e tem apoio do Consulado Geral da França em São Paulo, do Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed) e da Universidade Metodista de São Paulo.

As inscrições para a Edição 2023 da Olimpíada podem ser feitas até o dia 17 de maio. As provas serão realizadas em todo o Brasil entre os dias 22 a 29 de maio.
 
Confira os medalhistas da edição de 2022:

Medalha Ouro – Etapa Nacional:

– Cepi Profª Izabel Christina de Sousa Ortiz, Formosa;

Medalha Prata – Etapa Nacional
– CEPMG Arlindo Costa, Anápolis;
– Cepi Profª Izabel Christina de Sousa Ortiz, Formosa;
– CEPMG Ayrton Senna, Goiânia;
– Cepi Osório Raimundo de Lima, Iporá;
– CEPMG Ariston Gomes da Silva, Iporá;
– Colégio Estadual José Ribeiro Magalhães, Uruana.
 
Medalha Bronze – Etapa Nacional
– CEPMG 13 de maio, Alexânia;
– Cepi Nova Cidade, Aparecida de Goiânia;
– Colégio Estadual Jalles Machado, Goianésia;
– Cepi Professor Pedro Gomes, Goiânia;
– CEPMG Ayrton Senna, Goiânia;
– Cepi Osório Raimundo de Lima, Iporá;
– CEPMG Dionária Rocha, Itumbiara;
– CEPMG Sílvio de Castro Ribeiro, Jaraguá;
– Colégio Estadual Desembargador Hamilton de Barros Velasco, Palminópolis;
– Colégio Estadual José Dutra de Oliveira, Perolândia;
– CEPMG Dr. Pedro Ludovico, Quirinópolis;
– Cepi José Salviano Azevedo, Santa Helena de Goiás;
– Colégio Estadual José Ribeiro Magalhães, Uruana.

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo