Escola é um lugar seguro! 2ª edição da campanha ‘Paz nas Escolas’ é lançada nesta sexta-feira (12)
Ações da campanha começam a ser realizadas na próxima semana e dia ‘D’, que ocorrerá no dia 19 de abril, será marcado por palestras nas escolas da rede estadual de Goiás
Na manhã desta sexta-feira (12/04), a Secretaria de Estado da Educação, em parceria com o Conselho Estadual de Educação (CEE/GO) e o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino de Goiânia (SEPE/GO), apresentaram e lançaram a 2ª edição da campanha ‘Paz nas Escolas: Educação para a Vida.’ A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB/GO) é parceira na campanha.
A iniciativa tem como objetivo envolver as comunidades escolares da rede pública estadual, promovendo a participação de todos: porteiros, merendeiras, professores, coordenadores, gestores, estudantes e seus familiares, em ações de mobilização e engajamento em prol de um ambiente escolar mais seguro e acolhedor.
O mês de abril será marcado por ações práticas que tratam de cidadania, de combate ao bullying, de respeito e tolerância. Entre elas está o dia ‘D’ da campanha, que será realizado no próximo dia 19, data em que as unidades escolares receberão palestrantes da OAB/GO, para falarem sobre a temática “cidadania.”
De acordo com a diretora de Política Educacional da Seduc/GO, Patrícia Coutinho, a campanha aborda pilares que envolvem empatia, responsabilidade, inclusão, respeito e a propagação de ações positivas nas escolas. “Teremos uma semana de ações pela Paz nas Escolas, mas precisamos reforçar que esse movimento deve acontecer todos os dias e durante todo o ano letivo”, afirma ela.
Ação contínua
“Falar sobre a paz nas escolas é muito importante”, ressalta a diretora de Política Educacional da Seduc/GO, Patrícia Coutinho. De acordo com ela, a iniciativa, que teve início em 2023, apresentou bons resultados na edição anterior e, por isso, a ideia é continuar monitorando e acompanhando cada escola goiana e, com certeza, dar seguimento à campanha nos próximos anos.
“É importante dizer que esta ação não para na 2ª edição, porque ela é uma ação contínua do Governo de Goiás. No ano que vem, neste mesmo período, estaremos aqui falando sobre a 3ª edição, porque é isso que desejamos: uma escola, de fato, harmoniosa, acolhedora e segura,” destaca Patrícia.
Para além da rede pública estadual
A paz deve prevalecer em qualquer ambiente escolar, seja das redes públicas ou rede privada, como explica o presidente do CEE/GO e, também, presidente do SEPE/GO, Flávio Roberto de Castro.
Segundo ele, as ações também devem ser fomentadas e fortalecidas nas escolas privadas. “Campanhas como essa, de segurança e paz nas escolas, trazem no dia a dia mais tranquilidade para a família e, principalmente, para quem está inserido lá dentro”, diz o presidente do CEE/GO. (Texto: Isadora Ribeiro – Comunicação Setorial / Fotos: Alexandra Rita)