Encontro formativo para concursados aborda organização do trabalho pedagógico

Formação reuniu os 315 professores da 4ª turma de convocados em concurso da Educação

Os 315 professores convocados na 4ª turma do Concurso Público da Educação participaram, nesta quinta e sexta-feira (09 e 10/11), do Encontro de Formação “Aprender para Promover Aprendizagens”, em Goiânia.  

Assim como nos encontros anteriores, o momento formativo serviu para apresentar a estrutura da rede estadual de Educação aos novos professores e possibilitou uma série de debates sobre a prática pedagógica.

“É um projeto novo, uma ideia de receber os professores que passaram no último concurso e mostrar para eles o que é que a Secretaria de Educação tem de projetos, ações e programas para que eles cheguem como recém-concursados e entendendo o que é e onde eles estão. Que casa é essa, que secretaria é essa e que Educação é essa onde eles estão chegando como profissionais efetivos”, explica a superintendente de Apoio ao Desenvolvimento Curricular da Secretaria de Estado da Educação (Seduc/GO), Nayra Claudinne.

No primeiro dia de encontro, os educadores foram acolhidos pela equipe do Centro de Estudos, Pesquisa e Formação dos Profissionais da Educação (Cepfor), que tratou sobre a organização do trabalho docente. Em seguida, a diretora Pedagógica da Seduc/GO, Márcia Antunes, conversou com os professores sobre a estrutura da rede, apresentando a matriz curricular e os programas do Governo de Goiás que estão disponíveis para auxiliar o planejamento e execução das aulas.

A secretária de Estado da Educação de Goiás, Fátima Gavioli, também deu as boas-vindas aos ingressantes e aproveitou para frisar a relevância da rede dentro do Estado.

“Vocês estão entrando na maior empresa do Estado de Goiás. Essa empresa, para vocês terem uma ideia, serve 800 mil refeições por mês. Fora isso, é a empresa que mais transporta gente do Estado de Goiás e a maior empresa empregadora do Estado de Goiás. E é a que tem o maior número de clientes do Estado de Goiás. São meio milhão de clientes, que são os nossos alunos”, apresentou a secretária.

Fátima Gavioli fez ainda um resgate histórico dos últimos quatro anos e listou alguns dos desafios a serem enfrentados pelos novos educadores, como, por exemplo, a recomposição da aprendizagem e a promoção da cultura da paz.

Para o professor D’Angelles Oliveira, modulado no Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Rocha Leal, de Águas Lindas de Goiás, o momento formativo foi importante para aproximar os educadores da Secretaria.

“Muitos de nós estamos em regiões afastadas da Seduc e, às vezes, a gente acaba perdendo um pouco dessa comunicação, desse vínculo que é estabelecido no momento da posse. Você saber que tem uma equipe aqui preparada para te dar suporte, para te ajudar a entender a rede, para proporcionar processos de aprendizagem que vão ao encontro das necessidades educacionais dos nossos alunos, dentro de um contexto que é muito mais amplo do que o ambiente que eu estou, é algo que é muito válido”, relata o professor.

 Entrega de notebooks

O segundo dia de formação foi marcado pela apresentação das demais diretorias que compõem a Seduc/GO. Palestraram a diretora de Política Educacional, Patrícia Coutinho, e membros das superintendências que compõem a diretoria Administrativa e Financeira da Seduc/GO.

Na oportunidade, também foi feita a entrega de notebooks para os novos professores da rede pública estadual. Os equipamentos são para uso pessoal e profissional dos professores e visam auxiliar no planejamento e execução das aulas. (Texto: Ana Carolina Jobim/Comunicação Setorial da Seduc/GO – Fotos: Alexandra Rita e Solimar Oliveira)

 

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo