Encontro formativo de professores ingressantes na rede estadual de Educação é encerrado nesta quarta-feira (20)
“Quando eu crescer, quero ser professora”, relembrou a secretária Fátima Gavioli em fala no último dia do encontro formativo de professores ingressantes na rede estadual de Educação
O Encontro de Formação ‘Aprender para Promover Aprendizagens’, destinado à terceira turma de professores convocados no Concurso da Educação/2022, foi finalizado nesta quarta-feira (20/09). O evento foi marcado por palestras, rodas de conversas e apresentações sobre os planos de trabalho da Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc/GO).
Estiveram presentes nesta edição de formação dos professores ingressantes na rede estadual, promovida pelo Governo de Goiás, por meio da Seduc/GO, a secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli, e especialistas da Educação nacionalmente conhecidas, como a professora e presidente do Instituto Singularidades, Cláudia Costin, e a coordenadora do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), Lina Kátia Mesquita.
Neste último dia do encontro, a secretária Fátima Gavioli contou sobre as experiências e os desafios que teve no início da sua carreira. Ela, que é pedagoga e professora de Língua Portuguesa, também relembrou o desejo de infância: estudar e ministrar aulas.
Em sua fala, Gavioli também parabenizou os professores ingressantes pelo início da jornada na rede pública estadual de ensino e deu orientações importantes para os novatos. “Temos muitos desafios no nosso país. O Brasil é muito extenso e isso influencia nas culturas e na Educação. Não é fácil ser professor, mas precisamos lembrar para o que viemos aqui”, afirma.
Na ocasião, a coordenadora Lina Kátia destacou a importância do professor e reforçou a fala da secretária: “Como seriam as nossas vidas se não tivéssemos recebido Educação? Eu acredito que vários fatores fazem a Educação pública no nosso país, por isso, precisamos respeitar o ritmo dos estudantes e, principalmente, motivá-los com boas práticas de ensino.”
Início de uma nova jornada
Para a professora de Língua Portuguesa, Rita de Cássia Rosa, que está modulada no Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Maria Ribeiro Carneiro, de Rio Verde, a sensação de voltar para a rede estadual de ensino como professora efetiva é ‘maravilhosa’.
Rita que já trabalhou na rede como contrato temporário, conta que passar a ser efetiva deve transformar sua carreira profissional e vida pessoal. “Ser professora concursada vai mudar tudo na minha vida. Agora, a insegurança deixa de me rondar e eu posso trabalhar com mais perspectivas para o futuro.”
Para a professora, o encontro formativo também agregará bastante no seu retorno. “Acho que é muito importante receber esse acolhimento. Com a formação eu pude conhecer vários professores que atuam na mesma área que eu e trocar ideias. Então, querendo ou não, acabamos ouvindo experiências diferentes e que deram certo e isso é muito positivo”, afirma ela.
Formações para os professores
Esta é a primeira vez que o Governo de Goiás promove uma formação específica para professores concursados que estão ingressando na rede pública estadual de ensino. De acordo com a secretária Fátima Gavioli, um dos principais compromissos desta gestão é dar condições para os docentes trabalharem com qualidade.
Fátima Gavioli destacou ainda a importância de garantir uma formação inicial e, depois, promover formações continuadas e em serviço. “Vocês precisam de equipamentos, recursos tecnológicos, reformas nas escolas e, principalmente, formações. Tudo isso faz parte do nosso compromisso para qualificar o ensino dos profissionais goianos”, afirma.
Uma das maneiras de dar continuidade à qualificação dos professores é pelo Centro de Estudos, Pesquisa e Formação dos Profissionais da Educação (Cepfor), da Seduc/GO. Com o objetivo de fortalecer e aprimorar os conhecimentos, o Cepfor oferece cursos, capacitações e ações diversas para estes profissionais. (Texto: Isadora Ribeiro – Fotos: Comunicação Setorial da Seduc/GO)