Em Dia D do novo Ensino Médio, Seduc discute implantação do modelo nas escolas de Goiás

Nesta quinta-feira (18/3), a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) promoveu uma tarde de mobilização e formação sobre a implantação do novo Ensino Médio em Goiás: o Dia D do novo Ensino Médio. Mais de 200 pessoas se conectaram ao evento on-line no canal da Seduc no Youtube.
 
Participaram do Dia D do novo Ensino Médio representantes do Instituto Unibanco e do Conselho Estadual de Educação de Goiás (CEE), superintendentes da Seduc, coordenadores regionais de Educação e assessores pedagógicos, além da secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli, o membro do comitê gestor Goiás de Resultados, Madson Ribeiro e assessora do Gabinete de Políticas Sociais, Maria Valente.

Apresentação das ações até aqui

Colégio Estadual Raulina da Fonseca Pascoal, em Marzagão
Colégio Estadual Raulina da Fonseca Pascoal, em Marzagão

Em um primeiro momento, a superintendente de Ensino Médio, Osvany Gundim, apresentou as ações realizadas pela Seduc na implementação do novo Ensino Médio de Goiás desde 2019. A secretaria iniciou o novo modelo de ensino em 592 escolas estaduais, elaborou o Documento Curricular para Goiás – Etapa Ensino Médio, e orientou as Coordenações Regionais de Educação (CREs) quanto às Propostas de Flexibilização Curricular das escolas.
 
“Consideramos que hoje é um dia de mobilização, porque vamos atualizar a todos do trabalho desenvolvido até aqui e dar um novo direcionamento para a implementação do novo Ensino Médio. Quando muitos se unem com o mesmo propósito, a tendência de dar tudo certo é muito maior”, afirmou Osvany Gundim.
 
O Documento Curricular para Goiás – Etapa Ensino Médio, que vai regulamentar esse novo currículo das escolas de Ensino Médio, já passou por duas audiências públicas no CEE. Agora, a versão final do documento aguarda aprovação do conselho e deve ser implementado na rede pública estadual a partir de 2022.

Marcas do novo Ensino Médio

Estudantes de Atitude
Alunos de colégio estadual participam do projeto Estudantes de Atitude, no final de 2019

Às 16 horas, os participantes foram divididos em salas virtuais fechadas para se aprofundarem em temas de seu interesse sobre o novo Ensino Médio. Foram ofertadas oito trilhas formativas, com temas de Projeto de Vida, Itinerários Formativos, Educação Profissional e Tecnológica, dentre outros.

Segundo a superintendente, o novo Ensino Médio é marcado pela ampliação da carga horária, a flexibilização do currículo, a oferta do Projeto de Vida, a busca da formação integral do indivíduo, o respeito aos Direitos Humanos, a sustentabilidade ambiental e a união da teoria e da prática pedagógica. A escuta dos estudantes também é essencial para o sucesso desse novo Ensino Médio, que coloca o estudante no centro da aprendizagem, como protagonista de sua própria vida.

O jovem é a razão de existir da escola

“O jovem, o estudante, é o objetivo principal da Educação, é a razão de existir da escola. E não conseguiremos fazer uma educação de qualidade se não pararmos para ouvir esses meninos, seus anseios, o que eles querem, o que eles precisam… É claro que existe toda uma legislação que nos orienta quanto ao que ensinar, mas também precisamos ouvir o que esses meninos querem aprender”, argumentou a gerente de Ensino Médio da Seduc, Itatiara Teles.

Durante o evento, foi exibido um vídeo com falas de estudantes do Ensino Médio, na rede pública estadual de ensino, sobre as suas expectativa para o novo Ensino Médio, as mudanças que eles já têm percebido nas escolas e as carreiras profissionais que eles querem seguir futuramente. Assista o vídeo abaixo:

https://youtu.be/UScjYqQ6jNc

Plano Estadual de Educação
Essa ação atende a meta 08 do Plano Estadual de Educação (PEE)

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