Em comemoração ao Dia da Árvore, mudas de Ipês e árvores frutíferas são plantadas durante a 4ª edição do Projeto Seduc Cerrado
Alunos do Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Ismael Silva de Jesus realizaram o plantio de mudas de Ipês e de árvores frutíferas na praça do Bairro da Vitória, na região noroeste de Goiânia, em comemoração ao Dia da Árvore.
A ação faz parte da 4ª edição do projeto Seduc Cerrado. Criado pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc/GO), em 2021, o programa mobiliza e conscientiza estudantes da rede pública estadual sobre as questões relativas à importância do meio ambiente, tendo como foco principal atividades pedagógicas sobre o bioma Cerrado.
Gerente de Programas e Projetos Intersetoriais e Socioeducação da Seduc/GO, Patrícia de Almeida contou que o Seduc Cerrado é uma oportunidade para promover mudanças no comportamento humano em relação à preservação.
“Queremos conscientizar os alunos para que eles se tornem protagonistas da mudança. A cada ano, reforçamos esse compromisso, e o programa tem sido muito eficaz nessa missão de despertar a consciência e a responsabilidade social”, explicou a gerente.
Cerrado em risco
Eloah Almeida, aluna do 9º ano do Cepi Ismael Silva de Jesus, foi uma das estudantes selecionadas para o plantio das mudas. Para ela, o momento foi significativo, uma vez que o Cerrado passa por um período de queimadas intensas.
“Eu fico honrada de ter sido selecionada para plantar árvores porque elas estão acabando por causa do desmatamento, os incêndios estão muito fortes e plantar só mostra para a comunidade que a gente tem que cuidar delas para termos uma qualidade de vida melhor”, explicou.
O superintendente de Gestão Ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) , Leonardo Serpa, participou do evento e destacou a urgência da situação ambiental atual.
“O meio ambiente nunca esteve em uma situação que chama tanto a nossa atenção. Queimadas, secas, falta de água e mudanças climáticas, tudo isso está presente no dia a dia e ações como o plantio podem transformar essa realidade”, afirmou.
A escolha da praça se deu por sua localização em um bairro onde o processo de arborização ainda está em desenvolvimento. Além disso, o espaço é frequentemente utilizado pelo Cepi Ismael para atividades pedagógicas ao ar livre, mas contava com poucas áreas arborizadas, o que reforçou a necessidade de ampliar a vegetação e promover a arborização completa do local.
Presenças
A mesa de abertura da 4ª edição do Projeto Seduc Cerrado foi composta pela diretora pedagógica da Seduc/GO, Alessandra de Almeida; pelo superintendente de gestão ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) Leonardo Serpa; pela representante da Saneago, Divina Nascimento; pelo coordenador regional de Educação de Goiânia, Luiz Carlos; pelo presidente da Associação Caminhos de Cora, José de Assis Filho; pela representante do Projeto Águas de Cora, Eliane de Castro; e, pelo gestor do Cepi Ismael Silva de Jesus, Elienay Valeriano. (Texto: Camila Mascarenhas / Fotos: Solimar de Oliveira)