Educação técnica e profissionalizante é tema discutido em seminário goiano
Seminário “Educação em Foco”, reúne, estudantes, profissionais da Educação, especialistas e autoridades em debate sobre os melhores caminhos para se ampliar o Ensino Técnico e Profissional na Educação Básica
Goiás está trazendo avanços na Educação profissional e tecnológica nas redes públicas e privada de ensino. Para discutir a temática, está sendo realizado até a quarta-feira (19/06), em Goiânia, o seminário “Educação em Foco – Legislações, ferramentas e práticas”. A abertura do evento, ocorrida na manhã desta terça-feira (18/06), contou com palestras sobre a implantação do V itinerário do Ensino Médio e diálogos de como melhor integrar o ensino técnico à Educação Básica.
Um dos convidados deste primeiro dia foi o professor Eduardo Deschamps, que palestrou sobre a implantação da Nova Arquitetura do Ensino Médio. Em sua fala, ele destacou a importância do seminário. “O evento vai ajudar a organizar um pouco os caminhos que devem ser tomados na Educação brasileira, até para que a gente possa ter essa ampliação de matrículas no ensino técnico junto ao Ensino Médio,” afirma.
De acordo com o presidente do Conselho Estadual de Educação de Goiás (CEE/GO), Flávio de Castro, o ensino tecnológico e profissionalizante, além de ampliar os conhecimentos dos jovens, é, também, muito importante para a economia do país. Segundo ele, é fundamental a parceria entre os órgãos, as instituições e universidades, para criar um sistema forte que incentive a ampliação e a integração da Educação Profissional ao Ensino Médio em Goiás.
O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação(Secti/GO), José Frederico Lyra, que também esteve presente na abertura do evento, é um dos grandes defensores do ensino técnico. Em sua fala, ele expôs que essa é a grande oportunidade de conectar o ensino técnico, com a Educação Básica e com o setor produtivo goiano. “Finalmente chegamos ao momento de discutir Educação profissional em Goiás. É a partir de discussões como essa é que vamos trazer a mudança de cultura no Estado e até no país,” ressaltou.
Educação Profissional em Goiás
A Educação Profissional e Tecnológica é uma modalidade educacional que tem como finalidade preparar o estudante para o mundo do trabalho. Na rede pública estadual de ensino são ofertados cursos técnicos e cursos de formação inicial e continuada (FICs). Como explica a superintendente do Ensino Médio da Seduc/GO, Osvany Gundim, é fundamental transmitir o valor da Educação técnica e a Secretaria de Educação tem compreendido o quanto o ensino técnico contribui com o aprendizado do estudante.
De acordo com a superintendente, os cursos técnicos ofertados pela Seduc/GO podem ser integrados ao Ensino Médio, oferecendo a formação básica integrada à formação profissional, com certificação única e duração de três anos, ou concomitante ao Ensino Médio, podendo ser realizado em unidades de ensino diferentes.
Já os Cursos de Formação Inicial e Continuada (FICs) são voltados para a capacitação rápida, com foco em áreas de atuação específicas, podendo ser áreas profissionais, artes, cursos livres e de aprofundamento da formação geral básica. Entre eles estão: artes visuais, artes cênicas, música, vendas e outros.
Seminário Educação em Foco
O seminário “Educação em Foco” está sendo promovido pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc/GO) e da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti/GO), em parceria com o Conselho Estadual de Educação (CEE/GO), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, o Serviço Nacional do Comércio, universidades e instituições goianas.
São dois dias de palestras, diálogos e conferências sobre a temática da Educação Profissional e Tecnológica. Voltado para estudantes, profissionais da Educação, gestores escolares, pesquisadores e afins, o seminário tem como objetivo principal contribuir com os debates sobre o ensino profissionalizante brasileiro, além de fomentar a rede de colaboração entre os agentes envolvidos ao ensino profissional em Goiás. (Texto: Isadora Ribeiro – Comunicação Setorial / Fotos: Acervo pessoal)