Educação de Goiás se prepara para ampliar uso da Inteligência Artificial como aliada no trabalho pedagógico

Os avanços na área de serviços digitais em Goiás foram destacados pelo governador Ronaldo Caiado durante o 1º Encontro de Inteligência Artificial e Políticas Públicas, realizado pelo Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO), nesta segunda-feira (30/9). Caiado ressaltou a necessidade de que a gestão pública acompanhe as inovações tecnológicas para garantir serviços de qualidade.

“A inteligência artificial é essencial para que o governo avance. Como governador, estou investindo para que Goiás seja referência no uso dessa tecnologia. O TCE-GO é pioneiro ao trazer essa inovação, que impactará diretamente a qualidade dos serviços prestados à população”, afirmou o governador. Ele destacou que a IA tem o potencial de “reduzir a burocracia, agilizar processos e assegurar que os benefícios cheguem de maneira mais rápida às pessoas”.

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) esteve no evento, com a secretária Fátima Gavioli e sua equipe, reforçando o compromisso do governo com a modernização da educação. O superintendente de Tecnologia da Seduc, Bruno Marques, mencionou que Goiás está se preparando para implementar a inteligência artificial no ambiente escolar a partir de 2025. “Estamos adquirindo licenças, treinando nossos professores e, junto com a entrega de Chromebooks, a IA vai impulsionar o ensino em Goiás”, explicou.

A secretária Fátima Gavioli, que recentemente participou de um evento nos Estados Unidos, também destacou a transformação digital pela qual o estado está passando. “Com programas como o GoiásTec, o Ser Goiás e o GOEDU, temos a oportunidade de elevar o ensino-aprendizagem a um novo patamar, utilizando a tecnologia como aliada dos nossos professores e alunos”, enfatizou.

O evento, que também contou com a presença de diversas autoridades, reforçou o papel da inteligência artificial no futuro da gestão pública em Goiás. Durante o evento foi lançada a ferramenta IAGO que vai auxiliar o TCE na análise de processos licitatórios e na fiscalização de obras realizadas no estado.

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo