“É a evolução da Educação” destaca coordenadora de Núcleo Diversificado em formação inicial para os novos Cepis

Com a implantação dos novos Centros de Ensino em Período Integral (Cepis) em Goiânia e Aparecida de Goiânia, profissionais envolvidos se reuniram, nesta terça-feira (16/01), em capacitação sobre o ensino integral na rede pública estadual

Na manhã desta terça-feira (16/01), os coordenadores pedagógicos, coordenadores de área e coordenadores de Núcleo Diversificado das escolas estaduais que, neste ano, passarão a ofertar a Educação Integral em Goiânia e Aparecida de Goiânia, participaram da Formação Inicial para a Equipe Gestora dos Novos Centros de Ensino em Período Integral (Cepis) em 2024.

Ao todo, três escolas da rede pública estadual de Educação de Goiânia e nove do município vizinho foram transformadas em Centros de Ensino em Período Integral (Cepis) na modalidade de 7 horas, integral, e de 4 horas, de período parcial. E para começar o planejamento pedagógico deste ano letivo foram convidados os cinco profissionais que atuarão como coordenadores nestas unidades.

De acordo com a coordenadora de Núcleo Diversificado do novo Cepi Petrônio Portella, em Aparecida de Goiânia, Flávia de Oliveira, o momento é aguardado pela comunidade escolar há anos e está sendo uma grande transformação. “Estou aqui há 24 anos e nossa escola é, e continua sendo muito procurada. Posso garantir que a expectativa é muito positiva, é com certeza a evolução da Educação,” afirma.

Flávia também destacou que o ensino integral traz para o estudante uma nova perspectiva de vida e, com a diversidade de possibilidades (eletivas, clubes e práticas experimentais), permite que o aluno tenha novas experiências e consiga fazer boas escolhas para o futuro.

Para a coordenadora pedagógica do Cepi Simino Rodrigues de Siqueira, Sineia de Faria da Silva, também do município de Aparecida, a mudança é muito bem-vinda. “Estou muito feliz e confiante para o início das aulas, acredito que será um desafio.” Ela comenta ainda que, inicialmente, não será fácil, mas destaca que vai ‘se jogar’ para a nova proposta.

Oferta e demanda

Em Goiás, a Educação Integral ganhou força nos últimos anos. A procura dos pais e/ou responsáveis dos alunos da rede pública estadual por vagas em escolas de tempo integral tem apresentado um aumento significativo devido à segurança, à qualidade do ensino e, principalmente, à garantia da permanência de maior tempo na escola.  Assim afirma a coordenadora regional de Educação de Aparecida de Goiânia, Núbia Farias.

Segundo ela, para que as nove unidades escolares do município fossem transformadas em escolas de tempo integral, foi realizado um estudo de rede de acordo com a procura por matrículas. Ela explicou que as novas escolas estão lotadas e as vagas foram devidamente preenchidas, com isso é perceptível que as comunidades escolares aprovaram as mudanças. 

“A população ganha com essas mudanças e o tempo que os jovens vão ficar dentro da escola vai ser de grande aprendizado, já que os Cepis apresentam bons resultados e trabalham com os projetos de vida desses estudantes,” afirmou a coordenadora regional.

Formação inicial

A Formação Inicial para a Equipe Gestora dos Novos Centros de Ensino em Período Integral (Cepi) em 2024, realizada nesta terça-feira (16/01), teve como objetivo fortalecer informações sobre o organograma, as rotinas, a matriz curricular e os princípios da Educação Integral.

Além disso, a equipe gestora da Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc/GO), detalhou como  funcionam os componentes que fazem parte do núcleo diversificado dos Cepis, como as Eletivas, os Clubes Juvenis, as Práticas Experimentais e a Iniciação Científica.

(Texto: Isadora Ribeiro – Comunicação Setorial da Seduc/GO – Fotos: Solimar de Oliveira) 

Secretaria da Educação – Governo de Goiás

 

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