Disponibilização dos chips do Conectividade Móvel marca reunião de secretários municipais do AlfaMais Goiás

O encontro reuniu cerca de 400 participantes, dentre coordenadores regionais, secretários municipais, articuladores e gestores

“Cada vez que nos reencontramos, temos a oportunidade de unir estado e municípios em um só foco para a Educação: fazendo essa ação do AlfaMais ser uma realidade”, destacou a diretora pedagógica da Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc/GO), Alessandra Almeida, na abertura do II Encontro Formativo de secretários municipais e coordenadores regionais do AlfaMais Goiás.

O evento ocorreu na última quinta-feira (02/05), e contou com o lançamento dos chips 2024 do programa Conectividade Móvel, além de uma palestra e uma roda de conversa com gestores e secretários.

Segundo a superintendente de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Seduc/GO, Giselle Faria, o objetivo do encontro foi discutir e fortalecer a política do regime de colaboração e da Alfabetização, propostos pelo AlfaMais Goiás. Ao todo, são quatros encontros ao ano para este debate.

Chips do Conectividade Móvel

Na ocasião, a Superintendência de Tecnologia da Seduc/GO, representada pela servidora Rita Naiara, trouxe orientações e esclarecimentos sobre a entrega dos chips do Projeto Conectividade Móvel, uma parceria do Governo Federal com a Seduc/GO. Ao todo, 259 mil chips serão distribuídos, sendo 129 mil para as redes municipais de Educação.

A retirada dos chips está ocorrendo na sede da Seduc/GO, em Goiânia, mediante agendamento prévio, via e-mail: projetosespecial@seduc.gov.go.br. No encontro, foram explicadas as instruções acerca da distribuição e troca de chips, o processo de ativação dos equipamentos, entre outros. Os chips são de diferentes operadoras (Tim, Claro ou Vivo), a depender da preferência de operadora de cada município.

Cooperação e pactuação de metas

O segundo momento do encontro contou com uma palestra do professor Romilson Martins Siqueira, da PUC Goiás e da Secretaria Municipal de Educação de Goiânia, com o tema “Regime de cooperação e pactuação: ampliar sentidos, fortalecer ações”. A discussão teve como objetivo abordar sobre a necessidade dos educadores em buscar uma qualidade socialmente referenciada no processo de ensino-aprendizagem da Alfabetização.

“É necessário partir do pressuposto de que todas as pessoas podem e devem aprender em contexto de instituições públicas culturalmente significativas. Então a qualidade da Educação que nós precisamos buscar no Pacto é uma qualidade para todas as crianças, adolescentes, jovens e adultos do município. Não existe Pacto pobre para criança pobre. Isso está na cabeça de quem não compreende o sentido público. Porque o sentido público é o melhor Pacto, o melhor programa para todas as pessoas do munícipio”, afirmou o professor em sua fala.

De acordo com o palestrante, o pacto e o regime colaborativo têm de ser, portanto, para toda a extensão da vida. “Estamos falando de um projeto que precisa chegar para todos do município. O compromisso com a Alfabetização é para toda a população, porque todos somos sujeitos de direito, não só as crianças”.

Troca de experiências do AlfaMais

Na roda de conversa, coordenadores regionais, secretários, gestores e articuladores puderam falar sobre a forma como está sendo implementado o programa em suas respectivas localidades. “Muito mais do que a gente só falando, nesses encontros, as pessoas já estão realmente vivendo esse processo no dia a dia de seus municípios. Então essa foi uma oportunidade de conhecer e de trocar boas experiências com todos os outros demais prefeitos, secretários, coordenadores regionais”, ressaltou Giselle.

Também estiveram presentes o presidente da seccional goiana da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, Miguel Ribeiro, o gerente de Cooperação Municipal da Seduc/GO, Jaime Ricardo e a coordenadora regional de Educação de Rubiataba, Jovenilia Bié de Lima.

Ao final do encontro, foi lembrado o convite aos secretários municipais e demais gestores para a cerimônia do Prêmio Leia. O evento será no dia 16 de maio de 2024, em Anápolis, onde 150 escolas serão premiadas.

(Texto: Amanda Dutra – Comunicação Setorial da Seduc/GO /Fotos: Solimar Oliveira)

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo