Cultura de Paz: Jogos Estudantis de Goiás promovem campanha de combate ao bullying na edição 2023

Pela primeira vez, os JEEG’s vão trazer uma mobilização debatendo o combate ao bullying no ambiente escolar; Jogos se iniciam nesta quinta-feira (08)

Em meio à recente onda de ameaças e atitudes de violência nas unidades escolares em todo o país, o Governo de Goiás, por meio da Secretaria da Educação (Seduc/GO), aproveita o espaço e a visibilidade dos Jogos Estudantis (JEEG’s), que ocorrem dos dias 08 a 20 de junho de 2023, para promover uma campanha voltada ao combate ao bullying.

A ação visa sensibilizar estudantes que participarão e/ou acompanharão o torneio levantando a pauta da “Cultura de Paz”. Dentre os valores estabelecidos para a formulação da campanha, o superintendente de Desporto Educacional, Arte e Educação, Marco Maia, ressalta a Educação para a paz, o respeito aos direitos humanos, a igualdade entre os gêneros, a compreensão, a tolerância e a solidariedade.

“As ameaças nas escolas, no período conturbado em que passamos, bem sabemos que são decorrentes de práticas de intolerância, do bullying. E isso gera as desavenças que podem reverberar em outras ações de violência”, reforçou o superintendente. E foi pensando nessas situações que a Seduc/GO desenvolveu a campanha em combate a essas práticas, sejam elas causadas por questões religiosas, de gênero e orientação sexual, dentre outros alvos de discriminação. Esta é a primeira vez que este assunto é levantado como forma de campanha nos Jogos.

Iniciativas da campanha

Uma das ações pensadas pela Secretaria está na divulgação da campanha pelas camisetas dos atletas, com dizeres antibullying. Além disso, um número de telefone e um endereço de e-mail serão disponibilizados aos estudantes que participarão dos Jogos, para o caso de denúncias aos órgãos competentes.

Outra iniciativa será nas redes sociais dos Jogos. A Seduc/GO preparou cards informativos para serem publicados entre as postagens de minuto a minuto no Instagram das Coordenações Regionais de Educação (CREs). Segundo o superintendente Marco Maia, “a ideia dos cards elaborados é mostrar que a Seduc/GO se preocupa com essa situação para trazer um ambiente mais satisfatório à comunidade escolar. Assim surge a ideia de pensar uma ‘Cultura de paz’ nessa campanha, pegando o bullying como uma das vertentes que vem a prejudicar essa cultura de paz no ambiente escolar e que deve ser combatida”.

Cada CRE terá uma assessoria de imprensa administrada pelo Chefe de Comunicação Setorial da Seduc/GO, Marcley Matos, que coordenará as postagens voltadas à campanha. “A intermediação das coordenações regionais é importantíssima para dialogar com esses estudantes sobre o combate ao bullying”, comenta Marco Maia.

O chefe de Comunicação da Seduc/GO, Marcley Matos, lembra que o ambiente do desporto é uma terra fértil para falar sobre o combate ao bullying, uma vez que congrega estudantes-atletas com diferentes perfis físicos, oriundos de relações socioemocionais distintas, atuando em modalidades desportivas coletivas e individuais.

Ele ressalta que o torneio é um momento ideal para formar uma nova geração que saiba conviver, aceitar e dividir espaço com as pessoas sem nenhuma restrição. “O desporto escolar ensina tudo o que um estudante precisa para a vida dentro e fora do esporte”, enfatiza.

Os Jogos Estudantis do Estado de Goiás (JEEG’s)

Promovidos pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc/GO), os JEEG’s reúnem, anualmente, estudantes das redes públicas (estadual e municipais) e privada em diferentes modalidades esportivas.

O objetivo é promover, por meio da prática esportiva, a integração e o intercâmbio entre os estudantes-atletas, proporcionando experiências que contribuam para o seu desenvolvimento integral e estimulando o pleno desenvolvimento da cidadania por meio do esporte.

Instituídos pela Lei Estadual nº 17.419/2011, os Jogos Estudantis do Estado de Goiás (JEEG’s) destacam-se como um dos maiores eventos esportivos de Goiás. A edição deste ano ocorre entre os dias 08 a 20 de junho, em Anápolis-GO.

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo