Promovido pela Seduc/GO, Congresso de Saúde Mental reuniu especialistas conceituados para falar sobre o tema
Evento contou com a participação de profissionais das áreas de Psicologia e Psiquiatria,
que destacaram a importância de uma boa saúde mental no processo de
ensino-aprendizagem
A Secretaria de Estado da Educação de Goiás promoveu nesta terça e quarta-feira, dias 3 e 4 de setembro, o 1º Congresso de Saúde Mental, que reuniu assessores pedagógicos, articuladores do programa Saúde na Escola e tutores pedagógicos em uma ação inédita.
O evento, realizado no auditório da Seduc/GO, contou com a presença de psicólogos e psiquiatras que a partir da temática central – ‘Quem Cuida da Mente, Cuida da Vida’ -, abordaram a importância da saúde mental no processo de aprendizagem.
Para a chefe do Núcleo de Segurança e Saúde do Servidor e do Estudante da Seduc/GO, Jaqueline Rocha Cornetti, uma rede de ensino que prioriza a saúde mental de seus servidores e alunos garante uma educação de qualidade.
“Nós sabemos que antes da pandemia da Covid-19, o mundo já dava sinais de adoecimento, mas depois da pandemia isso se agravou ainda mais. Então estamos fazendo um trabalho de promoção da saúde porque, com escolas mais saudáveis, conseguimos resultados mais satisfatórios na aprendizagem”, destacou Jaqueline.
A primeira edição do congresso reafirma o compromisso da Seduc em promover um ambiente escolar mais saudável e acolhedor.
A secretária de Educação de Goiás, Fátima Gavioli, enfatizou a importância dos cuidados com a saúde mental no dia a dia. “Nunca se falou tanto sobre saúde mental como nos últimos anos. E, às vezes, é preciso sair da rotina para dar uma atenção especial a isso. Quando for a hora de trabalhar, trabalhe; quando for a hora de se divertir, se divirta. E se precisar falar com alguém ou ouvir alguém, faça isso. Às vezes nós só precisamos parar e conversar”, pontuou.
Série de Palestras
O congresso contou com uma série de palestras conduzidas por especialistas na área da saúde mental. O psiquiatra Jairo Belém abordou o tema ‘Bem-Estar e a Qualidade de Vida’. A psicóloga Sarah Cassimiro focou ‘A Demência Digital na Geração da Internet’. Já o psicólogo Pablo Neto palestrou sobre ‘A Violência no Ambiente Escolar’.
‘Depressão e Seus Reflexos no Dia-a-Dia da Escola’ foi o tema da psicóloga Rosana Nayde. ‘Espiritualidade e Saúde Mental’ e ‘Luto’ foram os assuntos escolhidos pelo advogado e psicólogo Gilson Caetano e a psicóloga Mirela Araújo, respectivamente. Por fim, o especialista no tratamento de vícios e compulsões, Jailton Lopes, explanou sobre ‘A Pornografia e Suas Consequências para a Saúde Mental’.
Presenças
A cerimônia de abertura do 1° Congresso de Saúde Mental foi prestigiada pelo médico Fábi Chacur Pascholati, diretor-executivo da Secretaria de Estado da Administração de Goiás (Sead); Alexandro Bemfica, gerente de Saúde e Segurança do Servidor da Sead; Marco Aurélio, coordenador psicossocial da Gerência de Saúde e Segurança do Servidor da Sead; Luciano Moura de Carvalho, subsecretário da Secretaria de Estado da Saúde; entre outros. (Texto: Camila Mascarenhas / Fotos: Solimar de Oliveira)