Conferência Anual para Educação e Desenvolvimento Social do RePacificar é realizada em Goiânia

 

Secretária Raquel Teixeira participou do evento, que busca desenvolver ações de prevenção e enfrentamento da violência no âmbito escolar

 

A secretária de Educação, Cultura e Esporte de Goiás, Raquel Teixeira, participou, na manhã desta sexta-feira, 9/6, da Conferência Anual para Educação e Desenvolvimento Social do Programa RePacificar, que busca desenvolver ações de prevenção e enfrentamento das formas de violência no âmbito escolar. Esta foi a primeira edição da conferência, transmitida a distância, em tempo real, para várias unidades escolares de Goiás. O conteúdo será disponibilizado em até 10 dias no site do programa.

Com apoio da Seduce, a conferência é mais uma ação do Programa RePacificar, que já realiza congressos internacionais desde 2014, reunindo especialistas dos cinco continentes com experiências em desenvolvimento humano. O projeto promoveu considerável transformação da realidade da comunidade escolar, contribuindo para um clima positivo, potencializando as condições de aprendizagem dos alunos e promovendo a cultura de paz.

“Com a demanda crescente pela questão educacional, nós criamos a conferência. É uma variação do evento macro que nós já temos. Nosso tema central deste ano é ‘Educação e Família: Novos Paradigmas’. Queremos munir a sociedade de ferramentas para trabalhar a ressignificação de conflito. Então, muito mais do que esse modismo de resolver conflito, o foco é entender o que está causando isso”, afirmou o coordenador do RePacificar, Akira Ninomiya Júnior.

Para a secretária, o trabalho do RePacificar está evoluindo. “O projeto entra num ciclo não só voltado para a cultura de paz, mas também para o desenvolvimento humano. O desafio desse século é a falta de respeito entre as pessoas, o que gera conflito na família, na escola e na sociedade. Eu espero muito que os participantes desse projeto saiam com noções científicas e técnicas para saberem diagnosticar, detectar os elementos que originam os conflitos e que saibam lidar com isso. Assim seremos capazes de criar um ecossistema que gere pessoas felizes”, ressaltou a professora.

Ao longo do ano serão realizadas diversas atividades de fomento às ações das escolas como a realização do Mandela Day em Goiânia, com representação da Nelson Mandela Foundation. O segundo evento será realizado em Brasília, em junho de 2018, marcando o fechamento do período de implementação das ferramentas. Os casos de sucesso serão apresentados e homenageados com o prêmio Educador Confúcio.

Goiânia, 9 de junho de 2017.

Comunicação Setorial da Seduce

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo