Concurso Sabores da Escola: Realizada a etapa regional do polo de Goiânia

Iniciativa do Governo de Goiás, o concurso tem o objetivo de valorizar o trabalho dos profissionais que fazem a alimentação escolar da rede pública estadual

Merendeiros de colégios estaduais de Goiânia participaram, na quinta-feira (19/09), da etapa regional do concurso culinário Sabores da Escola, com a apresentação das receitas inscritas no polo da capital do estado. O concurso é uma ação do Governo de Goiás, realizada por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc/GO), com vistas a fortalecer e valorizar os esforços contínuos e o trabalho dos profissionais na oferta da alimentação escolar em toda a rede pública estadual de ensino.

As receitas apresentadas seguem os critérios de serem preparadas especialmente com alimentos regionais, da agricultura familiar e da biodiversidade local, além de utilizarem alimentos naturais e ou minimamente processados.

Lucimar Alecrim, merendeira do Centro de Ensino em Período Integral (Cepi)  Dom Abel, escolheu um prato amado pelos alunos da escola para a competição. Intitulado “Queridinho da Tia Lu”, a receita é um salgado feito de massa de pão, recheado com calabresa, muçarela, tomate e uva-passa, que faz a alegria da garotada na hora do lanche.

“É a receita que eles mais gostam, sempre pedem muito e poder representar a escola com esse prato é uma satisfação muito grande, me sinto emocionada”, disse a merendeira.

Já o merendeiro Wanderley da Silva, do Cepi Aécio de Oliveira Andrade, preparou uma esfirra de recheio português. A receita é feita com muçarela, presunto, tomate, milho, ovos cozidos, manjericão, orégano, azeite e sal. A escolha se deu pela admiração à culinária portuguesa. “A esfirra no lanche da tarde faz a festa, para mim é um sonho participar do concurso porque eu nunca tive a oportunidade de fazer algo assim. Significa muito”, celebrou Wanderley.  

Importância do profissional da merenda

Para o coordenador regional de Educação de Goiânia, Luiz Carlos, o concurso vai além de uma competição culinária ao oferecer um espaço para a troca de experiencias entre os profissionais e de valorização do trabalho que alimenta milhares de estudantes em todo o estado.

“Quando a gente está na escola, não tem a amplitude do papel do merendeiro. Então, quando você o leva para participar de um evento dessa magnitude, ele vê a importância que é o seu papel dentro da unidade escolar, porque o que ele faz é o diferencial”.

Alimentação saudável

Tais Manvailer, superintendente de Planejamento e Finanças da Seduc/GO, destaca a importância do concurso no contexto atual, onde muitas crianças e adolescentes frequentam a escola em período integral e necessitam de uma alimentação saudável para apoiar o desempenho acadêmico.

 “Ao promover essa competição saudável, estimulamos a criação de novas receitas e a busca por soluções criativas para otimizar o que é servido nas unidades escolares. Estamos resgatando não apenas a beleza e o sabor dos alimentos, mas também elevando a qualidade nutricional que oferecemos aos nossos estudantes”, afirmou.

Livro de Receitas

A nutricionista Rafaelly Pereira, da Gerência de Alimentação Escolar da Seduc/GO, explicou que a ideia do concurso surgiu durante o desenvolvimento da segunda edição do Livro de Receitas: Alimentação Escolar do Estado de Goiás.

“Nós queríamos ver essas receitas sendo realmente preparadas. Foi aí que nasceu o conceito do concurso das merendeiras. Todas as receitas inscritas farão parte da próxima edição do livro, que será lançado em 2025”, destacou Rafaelly.

Final da disputa e premiação

A final do concurso, que ocorrerá em 30 de outubro, será disputada por cinco receitas, uma representante de cada polo e terá a seguinte premiação: o 1º lugar ganhará uma Smart TV 65 polegadas; o 2º lugar, um Notebook I5; o terceiro lugar será premiado com um tablet; e a 4ª e 5ª melhores receberão um aparelho Alexa de 5ª geração. (Texto: Camila Mascarenhas / Fotos: Solimar de Oliveira)

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo