Concurso de poesias na Unidade Prisional de Alexânia termina com a impressão de um livro
Publicação foi ilustrada por um outro reeducando da mesma unidade
Dois reeducandos da Unidade Prisional Regional de Alexânia, na região do Entorno do Distrito Federal, venceram o concurso interno “Cerrado aos Olhos de Cora Coralina”, de poesias. A premiação foi entregue nesta terça-feira (25), durante solenidade que contou com a presença do prefeito Allysson Silva Lima, do juiz Fernando Augusto Chacha de Rezende e do advogado Valdivino Clarindo Lima (OAB Alexânia).
O concurso é resultado de parceria entre a Polícia Penal de Goiás e a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio do Colégio Estadual Nelson Santos. A escolha dos vencedores foi feita pelos professores da escola. Mediante a qualidade do material inscrito, um livro foi impresso com todas as poesias. A publicação foi ilustrada por um outro reeducando da mesma unidade prisional.
Os participantes são reeducandos matriculados no Ensino de Jovens e Adultos (EJA Prisional), da segunda (séries finais do Ensino Fundamental, do 6º ao 9º ano) e terceira etapas (Ensino Médio). Venceram um reeducando do Ensino Médio e outro do Fundamental. Ambos receberam certificado de honra ao mérito.
“Trabalhamos o eixo ‘Leitura e produção textual’ com o Tema ‘Cerrado aos Olhos de Cora Coralina’. Na primeira ação, foi discutida a biografia da autora. Em seguida, fizemos uma seleção dos poemas e definimos dez que foram analisados, recitados e interpretados. Foi um resgate da autoconfiança e perspectiva de uma mudança social para eles”, explica a professora Giovana Campelo, uma das responsáveis pelo concurso.
Gerente de Educação, Módulo de Respeito e Patronato da Diretoria-Geral de Polícia Penal, Michelle Cabral afirma que, ao lado dos parceiros, a instituição vem ampliando o acesso ao ensino, com qualidade, dentro das unidades prisionais. “Esse projeto, por exemplo, possibilita o desenvolvimento pessoal, análise crítica, pensamento criativo e aprimora a capacidade de expressão linguística, fazendo com que o reeducando desenvolva habilidades que servirão para uma vida além do cárcere.”
POESIAS VENCEDORAS
Goiás Minha Natureza
Eu venho te falar
De uma pura beleza,
Do lugar onde eu moro
Que é rico em natureza.
Aqui nesse lugar
O verde está marcado,
Isso assim sem se falar
Da beleza do Cerrado.
Quem conhece
Sabe como é
Aqui não é cola
Mas é grudar o pé
Já ouviu o sertanejo?
A raiz começa aqui!
E para combinar com o ritmo
Experimente o arroz com pequi.
Esse lugar é de arrasar
Com as outras capitais,
Certamente estou falando
Da terrinha de Goiás.
Terra de riqueza
De Cora Coralina e Serra da Mesa,
Terra de agradar
A quem os olhos contemplar
Reeducando do Ensino Médio
Meu cantinho no Goiás
Eu adoro o meu cantinho
Quando cordo bem cedinho
Para tomar meu café
Vou pra roça e no meu caminho
Escutando os passarinhos
Lá nas galhas do Ipê
Meu destino diferente
Eu com a vida bem contente
Aqui quero viver
No zuado do Cerrado
Eu também estou cansado
De tentar te esquecer
Que aqui nesse Goiás
É a Terra mais linda de se viver.
Reeducando do Ensino Fundamental