Colégios estaduais são finalistas regionais do Prêmio Respostas para o Amanhã

O Colégio Estadual Manoel Costa Lima, de Portelândia, e o Colégio Estadual Dom Veloso, de Itumbiara, estão entre os cinco finalistas da região Centro-Oeste na 5ª edição do Prêmio Respostas para o Amanhã. Os trabalhos das escolas da rede estadual podem ser acessados e votados no site da premiação até dia 29 de setembro. Em todo o País, foram mais de mil projetos inscritos. Os vencedores dessa etapa irão concorrer na fase nacional.

Promovido pela Samsung, com coordenação do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), o prêmio avalia projetos desenvolvidos por professores e alunos das escolas estaduais de Ensino Médio. Os trabalhos devem utilizar conhecimentos curriculares nas áreas das Ciências da Natureza e/ou da Matemática e suas Tecnologias para solucionar problemas das comunidades onde os estudantes vivem.

As escolas com projetos vencedores da etapa regional, escolhidos por votação popular, serão premiadas com um notebook.

 

Representantes goianos

De Itumbiara, o Colégio Estadual Dom Veloso concorre com o trabalho ‘Efeito moluscicida do extrato de folhas de pequi (Caryocar brasiliense) no controle do caramujo-gigante-africano (Achatina fulica)’, desenvolvido pelas professoras Ayanda Ferreira Nascimento Lima, Daiana Paula Duarte Teixeira e Vanilla de Cássia Rodrigues junto à turma da 1ª série. A proposta dos estudantes é apresentar uma alternativa menos nociva ao meio ambiente.

Outro concorrente goiano é o Colégio Estadual Manoel Costa Lima, de Portelândia, que defende o com o projeto ‘Levantamento do uso de plantas medicinais do Cerrado – um bioma que cuida da gente’. Foi desenvolvido pela professora Simone Natalina Kaiser de Oliveira com a turma do 2º ano.

Confira os vídeos dos trabalhos.

Colégio Estadual Dom Veloso 

Projeto: ‘Efeito moluscicida do extrato de folhas de pequi (Caryocar brasiliense) no controle do caramujo-gigante-africano (Achatina fulica)

 

Colégio Estadual Manoel Costa Lima

Projeto: ‘Levantamento do uso de plantas medicinais do Cerrado – um bioma que cuida da gente’

 

Acesse e vote: site da premiação até dia 29 de setembro

 

Premiação nacional

Na última fase do programa, uma comissão julgadora avaliará os projetos e selecionará três vencedores nacionais para serem contemplados com uma viagem de intercâmbio cientifico-cultural. Será uma oportunidade para os professores e todos os alunos envolvidos visitarem centros de pesquisas, espaços culturais e participar de oficinas educacionais na cidade de São Paulo.

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo