“Celebrando a Educação” – Discurso de Raquel Teixeira no Goiás na Frente Educação
Em discurso proferido durante o Goiás na Frente – Educação, realizado no dia 4 de maio, a secretária de Educação, Cultura e Esporte de Goiás, Raquel Teixeira, reforçou que a rede pública estadual passa por um momento histórico ao contar com pacotes de medidas que beneficiará todos os servidores da área educacional. O discurso foi publicado em forma de artigo no Jornal Diário da Manhã no dia 5 de maio.
Confira na íntegra o discurso:
“No dia 2 de janeiro de 2015, neste mesmo espaço, o senhor fez um discurso de 1 minuto e 12 segundos, na posse dos novos secretários. Na fala curta e contundente, o senhor fez as seguintes recomendações: Austeridade, Economia, Redução das despesas correntes.
O senhor pediu ainda alta eficiência e qualidade na prestação dos serviços públicos, acordo de resultados e metas para serem rigorosamente cumpridos, trato respeitoso e cordial com todos os segmentos da sociedade.
Entendemos sua mensagem, governador, e dois anos e 4 meses depois, estamos aqui para celebrar e agradecer. Celebrar os avanços que conseguimos e agradecer a orientação, que nos fez mudar. Aprendemos, nesses 2 anos, que o dinheiro público é nosso e cabe a nós tratá-lo com respeito. Às vezes não nos dávamos conta de que um cano de água vazando por muito tempo causava um rombo tão grande, até que pudemos comparar uma conta d’água de uma escola com a conta d’água do bairro todo … e levar um susto. Parecia que ter 2 turmas com 15 alunos em cada era uma boa coisa, quando pudemos descobrir que uma boa aula dada a uma turma de 30 alunos pode ter os mesmos resultados acadêmicos, e um quadro menor de pessoal pode permitir um investimento nas condições de trabalho dos profissionais da educação e da escola, como um todo.
Não tem sido fácil, governador, mas acho que estamos aprendendo como lidar com a vinculação de 25% do Orçamento, que a Constituição Brasileira confere à Educação. Entendemos que o dinheiro da vinculação é um só. E será aplicado integralmente porque é lei. Mas podemos escolher gastá-lo com contas exorbitantes de água porque os canos estão vazando ou com melhoria salarial. As conquistas do conjunto de medidas que o senhor anunciou na semana passada, e que vai formalizar aqui, são fruto também da qualidade do gasto que estamos implementando nas nossas escolas, com o apoio desses diretores e professores maravilhosos que estão aqui.
E porque estamos felizes, fizemos esta festa de celebração e agradecimento. A gratidão é mais que um sentimento; ela é ferramenta psicossocial para grandes conquistas, segundo o Doutor Robert Emmons, da Universidade da Califórnia, considerado um dos maiores experts em ciência da gratidão. Segundo ele, um dos segredos do sucesso da performance humana, independente da área de atuação, é uma atitude de gratidão, não apenas um sentimento de gratidão, mas atos que expressam gratidão genuína e sincera. Por isso, este nosso ato.
Meu primeiro gesto de gratidão é para os professores, gestores, servidores administrativos e todos aqueles que representam a escola, razão de ser de toda nossa atuação profissional.
Em nome deles, governador, quero agradecer sua sensibilidade para reconhecer que fizemos/estamos fazendo o dever de casa, e responder a isso de forma tão positiva. Queremos agradecer ao vice-governador, dr. José Eliton, parceiro da causa da Educação, e queremos agradecer sua equipe da área econômica, através da Jupof, mais especialmente nas figuras do dr. Fernando Navarrete, dr. Joaquim Mesquita e dr. Adauto Barbosa Júnior. Nossos agradecimentos se estendem ao dr. João Furtado, da Casa Civil, e ao dr. Alexandre Tocantins, da PGE.
Como eu disse há pouco, temos tentado aprender um jeito novo de viver as escolas, otimizando recursos financeiros e humanos, cortando desperdício, mas foi principalmente nas áreas meio que fizemos a redução mais drástica. Ao reunir 3 áreas em uma Secretaria, reduzimos muito a área meio. Agradeço, de coração, às equipes administrativas de RH, almoxarifado, escolas extintas, advocacia setorial, redatoria, licitação, prestação de contas, financeira, TI, núcleo de obras, que têm se desdobrado para fazer o trabalho de 3 grandes secretarias, com menos gente. Para se ter uma ideia, a folha de pessoal que recebi, em 2015, tinha 52.288 servidores quando era só Educação; hoje, com a educação, a cultura e o esporte juntos, temos 48.546, 3.742 servidores a menos, com 6.141 alunos a mais.
Quero agradecer também, em nome de toda a Seduce, aos deputados estaduais, que têm sido parceiros do Governo, e da Seduce. Agradecemos por tudo que vocês já fizeram, mas agora estamos pedindo, e agradecendo, antecipadamente, a aprovação unânime que vocês vão conseguir para dois Projetos essenciais para a Seduce: A aprovação da nova estrutura das Coordenações Regionais, bem como o novo organograma da Seduce. Nós temos urgência desse projeto, senhores deputados, porque o tempo está passando, temos prova de Ideb daqui a 4 meses e ainda não temos metas de resultados de aprendizagem definidas para cada regional e cada escola, como precisamos. O circuito de gestão, tecnologia que adotamos em parceria com o Instituto Unibanco, requer uma corresponsabilização entre a Seduce, a Regional e a Escola. Precisamos urgente saber qual escola está jurisdicionada a qual regional e quem são os responsáveis pelos resultados a serem atingidos, senão não temos como trabalhar de forma focada e objetiva.
O outro Projeto para o qual esperamos também aprovação rápida, urgente e unânime é a aprovação do Projeto de Lei que sacramenta os seguintes benefícios, para a Educação:
-7,64% a todos os professores efetivos;
-34% a todos os contratos temporários;
-21% a todos servidores administrativos efetivos;
-GDPI – Gratificação de permanência para os professores das escolas de tempo integral;
-Equiparação dos salários do Quadro Transitório aos salários do quadro permanente;
-Auxílio Alimentação a todos os servidores da Educação, no valor de R$ 500,00;
-Concurso Público para 1.000 vagas;
-Aumento de 58% nos repasses do Proescola, que é o dinheiro que vai para cada escola, para que o grupo gestor tenha capital em caixa para fazer pequenas reformas, atender emergências e coisas do tipo. Confiamos no trabalho dos gestores e temos certeza de que esses recursos serão bem geridos.
-Aumento de 20% no valor da merenda; Aumento de 15% no valor do transporte escolar. Esses benefícios se tornam realidade porque cada um fez a sua parte.
Desnecessário dizer da importância do aumento no valor da merenda, valor que foi mantido congelado no Brasil, por 10 anos, e que coube ao Ministro Mendonça Filho e ao Governador Marconi Perillo reajustarem, em 2017. Ainda é menos do que nossos alunos merecem, pois sabemos que, para muitos alunos da rede pública, a alimentação feita na escola é a mais nutritiva, a mais importante. Mas os recursos acabam sendo suficientes porque, em Goiás, nossas merendeiras fazem milagre. Não é à toa que a melhor receita das escolas públicas, de 2016, que mereceu reconhecimento do Presidente Temer, foi da Osmarina Pereira Assini, de Iporá. Ao homenageá-la aqui, homenageamos todas as merendeiras de Goiás, que temperam a comida que fazem com sal e amor. Outro aspecto do cuidado que temos com a alimentação de nossos alunos pode ser visto nesses carros: 3 utilitários Agrale Marruá, dois deles equipados com baú térmico, para transportarem a alimentação dos alunos kalunga. Antes deles, a comida levava 1 mês para chegar às escolas, muitas vezes já sem qualidade alguma. Agora chegam em uma semana.
Para ter GOIÁS NA FRENTE, Governador, dr. José Eliton, o Estado precisa ser Mais Competitivo e Mais Inovador e isso depende de pessoas com qualidade intelectual, cultural, tecnológica, filosófica e espiritual para encontrar soluções para os desafios de toda ordem que o século 21 nos apresenta. A verdadeira riqueza das nações é seu capital humano. Tanto que as diferenças nos indicadores econômicos tendem a desaparecer entre países com nível educacional parecido. Toda desigualdade de renda e de bem-estar é majoritariamente explicada pela desigualdade educacional.
E é por isso que, por determinação do senhor, ao mesmo tempo em que buscamos melhorar os nossos próprios índices de desempenho acadêmico, estamos apoiando os municípios na área de Educação Infantil, e na busca de excelência nos resultados de aprendizagem, no âmbito da Aliança Municipal pela Competitividade. Aqui também estamos racionalizando e otimizando recursos.
Por exemplo, conseguimos 1 milhão e 500 mil reais do MEC para publicar um livro sobre Educação Infantil que será distribuído a todos os municípios, e conseguimos recursos para um seminário internacional, a ser realizado em Goiânia, em junho, trazendo grandes especialistas da área, para apoiar os municípios na sua tarefa constitucional de oferecer educação infantil.
O Brasil vive hoje o que se chama “crise de aprendizagem”. Nossos alunos estão nas escolas, mas não estão aprendendo como deviam. Seguindo sua orientação de encontrar soluções em vez de reclamar da crise, temos este ano um grande trunfo, que é o APRENDER MAIS.
O Aprender + é um caderno de atividades que apoia alunos e professores na desafiadora tarefa de transformar conhecimentos e informações em habilidades e competências. Ele trabalha com os descritores e as expectativas de aprendizagem do MEC. Parte de conhecimentos e informações de vários livros didáticos e propõe um caderno de atividades intelectuais através de vários meios. É um instrumento moderno e, para baratear custos, ao invés de contratar consultoria externa, apostamos nos nossos talentos. A equipe pedagógica, liderada pelo Superintendente Marcelo Jerônimo, elaborou, sem custo algum, além dos salários de cada um, um material que já está sendo considerado pelo MEC como material a ser recomendado ao Brasil.
O Aprender + ensina ao aluno da Rede Estadual que o sonho da Universidade é próximo e possível como foi para os 1.813 alunos da nossa rede estadual, aprovados no vestibular 2016. Desses, 07 passaram em 1º lugar em grandes universidades públicas, como primeiro lugar de Engenharia Ambiental da UnB, ou primeiro lugar de Medicina da UFU ou da UFMA… Com o aprender + os alunos entendem que, com determinação, coragem, amor e fé em Deus, eles podem chegar lá; eles chegam lá. A Caravana começou ontem em Jatai, está hoje em Mineiros e, nos próximos meses, entre maio e outubro vai percorrer os 246 municípios, levando, aos nossos alunos, entusiasmo, inspiração e confiança neles mesmos.
140 escolas recebem hoje também importante reforço nas suas atividades pedagógicas, através das Tendas do Saber, que enriquece o ambiente cultural da escola, estimulando a leitura. Mas estamos avançando também na infraestrutura da escola, seja através de reformas necessárias, quadras de esporte ou novas escolas. Mas sobre isso, dr. José Eliton falará. Como também falará do reajuste de 15% no repasse do Transporte Escolar e dos ônibus que entregaremos.
Antes de passar a palavra para ele, uma palavra especial aos prefeitos. Recebam nossa Caravana do Aprender + com carinho e atenção, como fez o Prefeito Vinícius, de Jataí, ontem. Ônibus é muito importante, reformas e construções de escolas são muito importantes, melhoria salarial para os professores dos seus municípios são importantes, reajuste na merenda e no transporte beneficiam diretamente o seu município, mas é na qualidade do aprendizado que está a solução sustentável para que o Estado seja mais competitivo e inovador, para que Goiás fique na frente.
E essa construção só acontecerá com todos nós juntos, unidos, pela Educação e por um Goiás moderno onde as pessoas tenham qualidade de vida e sejam felizes.
Que Deus nos abençoe nessa caminhada”.