Caravana Aprender + passa por 15 escolas esta semana

33 municípios, 134 unidades escolares e 119.081 alunos rede pública estadual foram atendidos pelo projeto até hoje (24/04)

 

Estudantes da rede pública estadual na região central de Goiás têm motivos de sobra para comemorar. Nesta terça-feira, 24/04, a Caravana Aprender + 2018 passou pelo Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás Hélio Veloso, em Ceres, e no Colégio Estadual (C.E.) Polivalente Rui Barbosa, em Rialma. Os alunos do Ensino Fundamental e Médio receberam de forma gratuita o caderno Aprender+.

No início da semana a ação esteve presente em Piracanjuba (C.E. José F. Ferreira), em duas escolas de Bela Vista de Goiás (Escola Estadual (E.E.) Dra. Hormezinda Carneiro e Dra. Belém), em Vianópolis (C.E. Jandira Bretas Quinan) e por último em Silvânia (C.E. Professor José Paschoal da Silva).

Nesta quinta e sexta-feira, 26 e 27/04, a caravana vai passar pelos municípios Santa Helena de Goiás (C.E. Vital de Oliveira e o Colégio Paroquial Santa Helena), Maurilândia (C.E. Sebastião A. Ferreira e o C.E. José Madalena), Porteirão (C.E. Professor Braz S. Borges) e Acreuna (C.E. Domingos Alves Pereira, C.E. Ana Nastri de Melo e C.E. Ari R. Valadão Filho).

Segundo Marcelo Jerônimo, o superintendente de Gestão Pedagógica da Seduce, até esta terça-feira foram atendidos 33 municípios e somando 134 unidades escolares. Nessa jornada quase 120 mil alunos já foram atendidos e a intenção é alcançar os 450 mil alunos da rede, que vão trabalhar com o caderno especial.

Início da Caravana Aprender+

Lançada no início de março deste ano no Goiânia Arena, durante o evento Goiás – Educação Inovadora, a Caravana Aprender+ 2018 tem a meta de alcançar 429 unidades escolares, beneficiando cerca de 450 mil alunos do Ensino Fundamental (5º, 6º, 7º, 8º e 9º) e dos três anos do Ensino Médio. Terão acesso ao material didático complementar gratuito todas as escolas com mais de 400 alunos matriculados.

Em 2018, a Caravana Aprender+ iniciou suas atividades no dia 12 de março pela Regional de Rio Verde. No dia 20 de março passou pela Crece de Aparecida de Goiânia e posteriormente pelas Regionais de Trindade e Inhumas. Na última quarta-feira, 18/04, o trabalho foi realizado nas regionais de Piracanjuba, Bela Vista e Silvânia e na quinta e sexta, 19 e 20/04, passou por Goianésia e Jaraguá, respectivamente.

A meta é fechar 100% das unidades educacionais foco do projeto até o final do mês de junho.

Durante estes encontros, os alunos têm aulas com os professores da Caravana e os docentes da escola passam por uma capacitação que orienta sobre qual a melhor forma para trabalhar com o material pedagógico. Este ano, o projeto apresenta duas novidades: a possibilidade do aluno utilizar o próprio exemplar para responder os exercícios propostos – o que representa ganho de tempo e maior comodidade para estudante e professor – e o maior espaço dedicado às competências socioemocionais, conteúdo específico elaborado em parceria com o Instituto Ayrton Senna. Ao todo 10 equipes estarão percorrendo o Estado e realizando as visitas pedagógicas às escolas beneficiadas.

História do Aprender+

O Aprender+ foi lançado em fevereiro de 2017, quando foram entregues gratuitamente 474 mil exemplares do caderno de atividades complementar. Genuinamente goiano, o projeto foi idealizado pelo secretário em exercício da Seduce, Marcos das Neves, na época superintendente executivo de Educação, e pela ex-secretária Raquel Teixeira, sendo o principal legado dela à frente da Seduce nesta gestão.

Criado com o objetivo de ampliar e sistematizar os conhecimentos em Língua Portuguesa e Matemática, o Aprender+ também dedicou uma parte às competências socioemocionais. Esse conteúdo específico foi elaborado em parceria com o Instituto Ayrton Senna.

O caderno de atividades é distribuído bimestralmente, e de forma gratuita, a professores e alunos. Durante o ano passado, a Caravana Aprender+, além de visitas pedagógicas, também incluiu outra iniciativa não menos importante, que foi o Enem Express Móvel. As duas ações alcançaram 203.900 alunos do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio e percorreram mais de 52 mil quilômetros do Estado de Goiás, o que equivale a mais de uma volta à Terra. Cada exemplar do caderno custou R$ 2,96.

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo