Caiado destaca novo cenário da Educação em Goiás na abertura do segundo semestre letivo de 2024

Cerimônia de inauguração do Colégio Estadual Santa Fé, em Aparecida de Goiânia, marca oficialmente o retorno das aulas na rede pública estadual. Tem início o segundo semestre letivo deste ano 

Cerca de 485 mil estudantes em todo o Estado de Goiás retornaram para as salas de aula nesta quinta-feira (1°/08). O segundo semestre letivo na rede pública estadual contará com 93 dias de aulas, sendo que, este primeiro dia, foi marcado por um momento de recepção e acolhida. Uma solenidade de inauguração da reconstrução do Colégio Estadual Santa Fé, em Aparecida de Goiânia, abriu oficialmente o semestre nas escolas públicas estaduais.  

O momento de volta às aulas contou com a presença do governador Ronaldo Caiado que, na cerimônia de entrega do novo prédio do Colégio Estadual Santa Fé, em Aparecida de Goiânia, destacou os investimentos do governo de Goiás, desde a estrutura das unidades escolares, até os avanços na tecnologia, que, segundo ele, transformam a Educação em um novo cenário. “Esta é a oportunidade de vocês jovens estudarem e terem uma formação, que é muito importante. Porque, veja, a esperança do jovem é o futuro dele,” ressaltou. 

Para a secretária de Educação, Fátima Gavioli, a expectativa para o início do semestre é muito boa. De acordo com ela, este é um semestre muito importante, porque os alunos vão realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e as avaliações externas. “Então, assim, tudo isso está previsto para o semestre, fora as entregas, as obras, as reformas e a construção de novas escolas.” Entretanto, a secretária reforça que, para que tudo ocorra bem, é muito importante manter o clima de paz e harmonia no ambiente escolar, o que favorece a aprendizagem.  

A gestora do Colégio Estadual Santa Fé, Eliana Cândido, falou que a escola, assim como as outras escolas da rede estadual de ensino, está preparada para receber os estudantes. No colégio, o momento da acolhida foi marcado pela inauguração e entrega do prédio novo, que foi reconstruído, e está pronto para toda a comunidade escolar. Conforme lembrou a secretária Fátima Gavioli, para o colégio este foi um dia especial. “Nós estamos na expectativa de recebê-los hoje, neste primeiro dia de aula, com acolhimento em sala e com a alegria da entrega deste prédio novo aos nossos alunos nesse momento de retorno, que é tão importante,” destacou.

Preparação para o Enem

A rotina pedagógica na rede estadual de Educação tem continuidade neste segundo semestre com ações de recomposição da aprendizagem e, também, os preparatórios e as atividades voltadas para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024. A Seduc/GO continuará disponibilizando videoaulas na plataforma do Goiás Bem no Enem (GoBem), com as quatro áreas de conhecimento, conteúdos de atualidades e Redação.

Além disso, os jovens também terão acesso às aulas gravadas pelo programa Goiás Tec, que são voltadas para o exame. As provas do Enem 2024 estão previstas para serem realizadas nos dias 3 e 10 de novembro, ou seja, os alunos do Ensino Médio da rede estadual de ensino terão mais três meses para se prepararem.

Investimentos e obras

A manhã desta quinta-feira (1°/08) foi marcada pela volta às aulas e, também, foi dia de inaugurar oficialmente o Colégio Estadual Santa Fé, em Aparecida de Goiânia. Ao todo, a unidade escolar recebeu investimentos de R$ 3,7 milhões.

O novo prédio, todo em alvenaria, substitui a antiga estrutura de placas. São oito salas de aula, laboratório de Informática, sala para Atendimento Educacional Especializado (AEE), cozinha, refeitório, área administrativa, pátio coberto multiuso, banheiros, central de prevenção e combate a incêndios e acessibilidade. Neste segundo semestre de 2024, o Colégio Estadual Santa Fé já conta com 850 estudantes matriculados no Ensino Fundamental, Médio e na Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Além do governador Ronaldo Caiado, também estiveram presentes na cerimônia de entrega da obra e de volta às aulas, a primeira-dama de Goiás Gracinha Caiado; a secretária de Educação, Fátima Gavioli; o vice-governador Daniel Vilela; o ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha; o deputado federal Glaustin da Fokus e a comunidade escolar. (Texto: Isadora Ribeiro – Comunicação Setorial / Fotos: Solimar de Oliveira)

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo