Secretaria da Educação realiza cerimônia de despedida para jovens atendidos pelo Aprendiz de Futuro
Programa do Governo de Goiás promove a inclusão de adolescentes em situação de vulnerabilidade social em todo o Estado. Atualmente são 10 mil vagas disponíveis para a Capital e cidades do interior
Jovens atendidos pelo programa Aprendiz do Futuro participaram nesta sexta-feira, no refeitório da Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc/GO), de uma cerimônia de despedida. Durante dois anos, os menores aprendizes passaram pelos vários departamentos da Secretaria da Educação em todo o Estado, onde tiveram a oportunidade de adquirir uma gama de conhecimentos relacionados à parte administrativa e atendimento ao público.
Durante a cerimônia, a secretária-adjunta da Seduc/GO. Helena da Costa Bezerra, destacou que a participação no programa proporciona aos jovens uma boa preparação para o mundo do trabalho. “Aqui vocês aprenderam sobre temas importantes como disciplina, ética, cidadania, além da importância da pontualidade, do compromisso e da responsabilidade com as tarefas repassadas”, comentou.
Natálya Cristina Borges Rosa, que acaba de concluir o Ensino Médio no Colégio Estadual Jardim do Cerrado VII, concorda que a experiência do Aprendiz do Futuro colaborou para que ela tivesse uma boa formação profissional.
“Quando eu cheguei aqui, eu nem sabia ligar o computador. Agora saio sabendo utilizar vários programas e fazer várias coisas. E isso eu vou levar para a vida toda e vai me ajudar muito daqui para a frente”, diz. Ela também faz questão de ressaltar que foi muito bem acolhida e amparada durante o tempo em que esteve na Seduc Goiás.
Apoio e conquistas
Aluna da 1ª série do Ensino Médio no C. E. José Lobo, no Setor Rodoviário, em Goiânia, Ana Carolina Alves de Lima fez parte da equipe da Gerência de Digitalização. Ela frisa que essa experiência impactou a sua vida.
Segundo a jovem, foi um período de muitos aprendizados, inclusive na parte de relações humanas. “Foi uma experiência maravilhosa. Pude contar com a ajuda de muitas pessoas no dia a dia. Eles me apoiaram e me motivaram e, assim, fui aprendendo tudo sobre a parte administrativa e da área de tecnologia. Vou sentir muita saudade dessa rotina”, conclui.
Para Ewerton Bryan Rodrigues, a participação dele no Aprendiz do Futuro foi uma grande oportunidade para adquirir novos conhecimentos. Ele diz que o apoio recebido dos colegas de trabalho fez toda a diferença em sua vida, pois isso foi fundamental para que ele continuasse estudando, fizesse as provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e fosse aprovado no curso de Psicologia da Universidade Federal de Goiás (UFG).
“Hoje eu estou encerrando minha história na Secretaria da Educação e iniciando uma nova fase, agora como estudante universitário. Minha passagem por aqui trouxe conquistas importantes e, para mim, foi como se conquistasse meu primeiro emprego. E essas boas lembranças eu vou levar para o resto da vida”, completa.
Inclusão social
Executado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds), o programa Aprendiz de Futuro é uma das ações do programa Goiás Social, coordenado pela primeira-dama Gracinha Caiado. Em todo o Estado são mais de 10 mil menores aprendizes.
Entre 2021 e 2023, a Seduc Goiás abriu vagas para cerca de 1.800 na Capital e pelo interior. Os jovens prestam serviços na sede Centralizada, em Goiânia, e nas 40 Coordenações Regionais de Educação (CREs).
A iniciativa do Governo de Goiás é considerada o maior programa de socioaprendizagem do Brasil com foco nos jovens em situação de vulnerabilidade social. Os selecionados recebem salário de R$ 619,99 para jornadas de 4 a 6 horas por dia, férias, 13º salário, vale-alimentação de R$150, seguro de vida, uniforme, crachá e vale-transporte.