Alunos da rede estadual são destaque em mostra de robótica

Projeto

é desenvolvido com apoio do IF Goiano – Campus Iporá

Alunos do Centro de Ensino em Período Integral (CEPI)

Osório Raimundo de Lima participaram, no último dia 25 de junho, da I Mostra de

Robótica do Instituto Federal Goiano – Campus Iporá (IF Goiano). No evento, os

estudantes apresentaram seus robôs, que são capazes de seguir uma linha sem

ajuda humana. O projeto, chamado Tecno Zone, é desenvolvido nas aulas de protagonismo

juvenil, com alunos do ensino médio e fundamental do colégio, com apoio do IF

Goiano. Nessas aulas os alunos têm disponíveis Kits de robótica e acesso a

plataforma Arduino, desenvolvendo vários projetos, como o robô seguidor de

linha.

O objetivo do projeto é ampliar os conhecimentos

dos alunos na área da robótica através da plataforma Arduino e desenvolver

projetos que possam ser utilizados na escola e também na vida profissional

desses alunos. Além disso, ampliar os conhecimentos de robótica na escola,

despertando o interesse de diversos alunos para que o projeto continue a ser

desenvolvido.

“As aulas de robótica no CEPI trazem grandes

oportunidades para os alunos desenvolver conhecimentos na área, além de estarem

participando de amostras e campeonatos estes também desenvolvem projetos para

uso internos na escola e conhecimentos para suas vidas”, exalta a

professora responsável pelo Tecno Zone, Daniela Cristina Marques. Ela ressalta

ainda que a parceria com o IF foi fundamental para o desenvolvimento do

projeto, que tem objetivo participar da Mostra Nacional de Robótica.

“Inicialmente tínhamos o desejo de ter um Clube voltado para a robótica,

mas não tínhamos conhecimentos necessários para desenvolver. Com a parceria do

IF podemos realizar essas aulas, pois temos muitos alunos com afinidades e hoje

desenvolvendo grandes projetos. Na mostra esses alunos terão grandes

oportunidades de ampliar seus conhecimentos e mostrar seus trabalhos”,

disse.

O aluno Diego Xavier Siqueira é o responsável por ministrar

as aulas de robótica no colégio, por meio de uma bolsa do CNPq. Para ele, o

curso foi bastante significativo na aprendizagem, pois proporcionou um novo

conhecimento na área de tecnologia. “Compartilho todo o meu conhecimento

adquirido no curso para meus colegas de escola que também se interessam e

possuem facilidade ou curiosidade em aprender. Essa experiência me despertou

outros olhares sobre as relações da tecnologia com as ações humanas e de um

possível futuro que está por vir”, disse.

Participante do projeto, o aluno Matteus Henrique

Pires afirma que ele e os colegas têm focado na criação de robôs para

participar da Mostra Nacional de Robótica. “Queremos aprender mais do que

já sabemos, pois, nosso projeto é ‘simples’ e tem espaço para se desenvolver

cada vez mais, através de melhorias com outros recursos”, disse. Ele

destaca ainda que o projeto Tecno Zone fez a diferença na escola. “Quem se

interessa em aprender consegue ver seus resultados e se alegra com eles. É o

fruto de um trabalho coletivo de horas de tentativas e erros, porém, com

recompensas inesquecíveis”, exalta.

A pretensão da escola é participar do I Campeonato

de Robótica do IF – Campus Iporá, que será realizado em setembro deste ano, e,

posteriormente da Mostra Nacional, que acontecerá em outubro, no Rio Grande do

Sul.

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo