Alunos da 3ª série do Ensino Médio da rede estadual de Goiânia participam de preparatório para o Enem
Estudantes da 3ª série do Ensino Médio de escolas públicas estaduais de Goiânia participaram, nesta sexta-feira (27/09), no auditório da Secretaria de Estado da Educação (Seduc/GO), de um preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. A programação contou com um aulão de Matemática e dicas de controle emocional.
A iniciativa, organizada pela Coordenação Regional de Educação (CRE) de Goiânia, faz parte do programa Goiás Bem No Enem que, desde 2019, capacita os alunos para a principal porta de entrada para o ensino superior. O programa oferece videoaulas via TV Brasil Central e divulgação de conteúdos didáticos por meio das redes sociais.
Motivação e incentivo
O coordenador regional de Educação de Goiânia, Luiz Carlos, destacou a importância do preparatório para os alunos que, muitas vezes, enfrentam a falta de motivação e de confiança no período de preparação para o Enem.
“Muitos se sentem incapazes de fazer uma boa prova e entrar na universidade, esse movimento de preparo é para incentivá-los, mostrar que são capazes e a partir daí trazer algumas habilidades para que se sintam seguros e façam uma boa avaliação”, afirmou.
A secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli, saudou os estudantes das seis escolas participantes: os Centros de Ensino em Período Integral (Cepis) Professora Olga Mansur, Ary Ribeiro Valadão Filho, Professor Pedro Gomes, Pré-Universitário, e Deputado Professor José Luciano e o Colégio Estadual Jardim Europa.
“É muito bom ver a Seduc cheia dos verdadeiros donos da casa. Tudo que fazemos é para os nossos alunos e sabemos que a jornada na escola pública não é fácil. Mas cada um tem a capacidade de mudar a sua realidade, talvez o que você quer hoje mude com o tempo e tudo bem. A única coisa que não se pode deixar de fazer é acreditar em si mesmo”, disse Fátima Gavioli aos estudantes.
Matemática e saúde mental em foco
A gerente de Ensino Médio da Seduc/GO, Ábia Vargas, falou que a escolha para a aula de Matemática e as dicas sobre saúde mental foram temáticas escolhidas pelos próprios estudantes.
“Matemática é uma área que requer muito esforço, eles sempre pedem por aprimoramento. Sobre a saúde mental, não adianta o aluno estar só preparado com a aprendizagem, é necessário um controle emocional, controle do tempo, porque sabemos que a prova é extensa”, afirmou a gerente.
Alunos mais confiantes
A estudante da 3ª série do Cepi Pré-Universitário, Ágnes Rhadaz, sonha em se tornar professora de Educação Física. Ela contou que se sente mais segura ao participar do aulão faltando apenas um mês para o Enem.
“Esse aulão é muito importante porque a prova já está chegando e é uma oportunidade para ficarmos confiantes, não é um processo fácil, então, todo o apoio que recebemos para fazer a prova da melhor forma significa muito”, declarou Ágnes.
Já Maria Eduarda, aluna do Colégio Estadual Jardim Europa, irá realizar o exame pela segunda vez e pensa em cursar Direito ou alguma área relacionada à saúde. Mesmo com as incertezas, ela se sente mais preparada para enfrentar o Enem.
“Apesar que dessa vez vou fazer o Enem para valer, eu estou bem mais tranquila e essa preparação de saúde mental ajuda muito a gente a ter um controle emocional na hora da prova, porque, às vezes, ficamos ansiosos e acabamos errando algumas questões por ansiedade, então, ajuda demais”, concluiu. (Texto: Camila Mascarenhas / Fotos: Solimar de Oliveira)