Ação do Governo de Goiás contra evasão escolar tem destaque internacional

Estudo publicado Universidade de Zurique, na Suíça, mostra como o envio de mensagens motivadoras para alunos da rede estadual na pandemia reduziu em 20% o risco de abandono escolar

O Governo de Goiás, em parceria com o Instituto Sonho Grande e a empresa Movva, enviou várias mensagens de SMS para estudantes da rede pública estadual de ensino em 2020, a fim de motivá-los a continuar estudando na pandemia. Essa ação de combate a evasão escolar foi o tema de uma pesquisa publicada pela Universidade de Zurique, na Suíça, que mostrou uma redução de 20% no risco de abandono escolar desses estudantes.

As mensagens de texto foram disparadas de junho a dezembro de 2020, duas vezes por semana, para 12 mil alunos de Ensino Médio em tempo integral. O conteúdo baseado em ciência comportamental consistia em lembretes, encorajamentos e dicas de estudo. Houve também o envio de SMSs interativos, perguntando ao aluno seu nível de confiança, de 0 a 10, para concluir o Ensino Médio.

Um dos alunos impactados foi Alberto Sousa, de 18 anos, que cursava em 2020 a terceira série do Ensino Médio em uma escola de tempo integral de Anápolis: “No começo eu pensava: pra quê isso, quem vai ler? Mas fui pegando amor. E me ajudaram demais. No ano mais difícil da minha vida, eu sentia que tinha alguém que se preocupava comigo além da minha mãe”, afirmou o estudante em entrevista para o Estadão.

Mensagens de SMS enviadas para estudante da rede estadual 

Redução do abandono escolar

Segundo o autor do estudo, Guilherme Lichard, presidente do Conselho Consultivo da empresa Movva, o resultado da ação foi a queda de 20% no risco de abandono escolar, comparando os alunos que receberam SMSs com os alunos que não receberam. Essa métrica considera como risco de abandono notas zeradas de Língua Portuguesa e Matemática.

Já em relação a frequência escolar, a redução do abandono foi de 77%. Ou seja, o número de estudantes infrequentes por duas semanas consecutivas foi 77% menor entre os alunos que receberam as mensagens.

“Os alunos estavam faltando muito. Quando a gente mandava mensagem, eles voltavam”, contou a superintendente de Educação Integral da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Márcia Rocha.

Ampliação do envio de SMS em 2021

Depois do sucesso do projeto-piloto, que alcançou 12 mil alunos de escolas de tempo integral em 2020, a Seduc ampliou o envio de SMSs para todos os alunos de Ensino Médio em 2021, no programa “Acolher para Permanecer“. Neste ano, o Governo de Goiás atuou em parceria com o Instituto Unibanco e a empresa CLOO Behavioral Insights Unit.

O resultado das mensagens enviadas nesse ano será mensurado em janeiro de 2022. No entanto, os dados de frequência escolar repassados pelas unidades para a Seduc mostram que o abandono escolar em 2021 foi inferior a 2%.

“O SIAP (Sistema Administrativo e Pedagógico) considera abandono escolar quando o aluno falta por 30 dias seguidos. No entanto, depois de três, quatro dias de infrequência, a escola já vai atrás do aluno. A gente não espera efetivar o abandono. Nossa ação tem que ser preventiva, e não tratativa”, afirmou a superintendente de Organização e Atendimento Educacional da Seduc, Patrícia Coutinho.

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo