Abril Indígena: Secretaria da Educação distribui às escolas material voltado à temática dos povos originários
Material formativo já foi encaminhado às Coordenações Regionais de Educação (CREs) para a distribuição em todas as unidades escolares da rede estadual
Alcançar uma Educação que potencialize a desconstrução de estereótipos e o combate ao preconceito é um dos objetivos da Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc/GO) em suas ações que abordam sobre populações tradicionais. Um dessas ações ocorre no Abril Indígena, com a distribuição do kit arte/educativo “Perfis Originários – Coleção mês dos povos indígenas” nas escolas da rede estadual.
O material é composto por um conjunto de oito obras artísticas e um plano de aula desenvolvido pelo professor indígena José Alecrim, do Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte da Seduc/GO. O kit traz perguntas norteadoras para os professores trabalharem com os alunos, de forma a dialogar sobre as temáticas indígenas.
A ideia é estimular os estudantes da rede estadual a desenvolverem trabalhos artísticos, seja em desenhos ou outras manifestações visuais, como texto, pintura, recorte, colagem ou outras mídias que os educadores conduzirem. Ao final, há um exercício de expografia, ou seja, como podem transformar espaços de sua escola em painéis ou museus para visualização coletiva e espaço de conversa.
“O objetivo é poder trabalhar essa temática no decorrer de todo o ano letivo, e não somente no mês de abril, expandindo assim, o projeto e, consequentemente, a reflexão em torno de questões indígenas em sala de aula”, explica a gerente de Arte e Educação da Seduc/GO, Luz Marina de Alcântara.
Disponibilização do kit digital
Na versão digital do kit, cada obra traz aspectos da diversidade cultural indígena, juntamente com uma videoaula explicativa localizada ao lado do quadro, podendo também ser acessada pelo QR Code abaixo da obra. Essas aulas podem auxiliar o educador em suas atividades, na composição dos Planos de Aula e na exibição em sala.
Esse material pode ser utilizado pelos professores do componente Arte, das Eletivas que discorrem esta temática ou por docentes de outras áreas que tenham o interesse em abordar temas relativos às culturas originárias. O próprio material sugere, também, a realização e exposição dos trabalhos produzidos de forma a serem apreciados pela comunidade.
O contexto indígena em Goiás
As ações formativas da Seduc/GO buscam oportunizar diálogos inclusivos nos ambientes de ensino, fomentando a interculturalidade.
O censo de 2022 do IBGE mostrou que em Goiás vivem 19.522 indígenas. Deste número, 344 estão nos três territórios de Aldeia (Tapuia do Carretão, Iny-Karajá e Avá-Canoeiro). O atendimento na rede pública estadual é feito na Escola Estadual Indígena Cacique José Borges (Terra Indígena Carretão – Rubiataba e Nova América); no Colégio Estadual Indígena Maurehi (Aldeia Buridina – Aruanã); e na Escola Estadual Indígena Avá-Canoeiro (Terra Indígena Avá-Canoeiro, Minaçu).
(Texto: Amanda Dutra – Comunicação Setorial da Seduc/GO /Fotos: José Alecrim)