Lançamento do sistema de acompanhamento de obras ObrasGov marca 1º encontro da Secretaria da Educação com empresas prestadoras de serviços

O sistema de controle de contratos tem o objetivo de viabilizar a transparência do andamento de obras públicas para a comunidade e tem o aplicativo Diário de Obras para dar transparência

Debater conjuntamente, capacitar atores e promover uma aproximação maior entre Estado e empresas foram temas do 1º Encontro Técnico com empresários de Engenharia que prestam serviços para a Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc/GO). O evento ocorreu na última sexta-feira (17/05) e contou com a participação de cerca de 60 empresas, as quais possuem contrato com a Seduc/GO, bem como, com os seus jurisdicionados, suas coordenações e conselhos.

Como uma ação de Compliance Público, o encontro teve como destaque o lançamento do aplicativo Diário de Obras, uma alternativa para melhorar a Transparência e a Responsabilização dos envolvidos nas obras públicas da Educação. Agora com o novo sistema, as empresas poderão apresentar mais informações do dia a dia da obra.

O novo modelo do diário de obra é um avanço na transparência, uma vez que ele já existia, ele era recebido pela Superintendência de Infraestrutura por escrito e agora passa a ter espaço para fotografias, vídeos, tudo através do aplicativo, o qual poderá ser acessado por qualquer pessoa. O acesso às informações do aplicativo poderá ser feito nos painéis das próprias obras ou no site da Seduc/GO, por meio de um QR Code de uso aberto à população.

Quase mil obras públicas desde 2019

De janeiro de 2019 a abril deste ano, a Seduc/GO já reformou, ou construiu, quase mil edifícios voltados à Educação de Goiás. De acordo com o superintendente de Infraestrutura da Seduc/GO, Gustavo Veiga Jardim, destas, já foram entregues 486 obras, sem contar aquelas ligadas ao programa Reformar. “Atualmente, há 341 obras, fora as do Reformar, em andamento. E esse é um cenário que, eu creio, que nunca foi visto no Estado, com essa dimensão”, afirmou.

De acordo com o superintendente, desde 2019, até o mês passado, foram investidos, em custeio, quase R$335 milhões. E, em capital, o investimento foi de quase R$ 1,06 bilhão, totalizando quase R$ 1,4 bilhão. “Isso é resultado do trabalho do Estado, por meio da Secretaria da Educação, para e com as empresas”, explicou o superintendente. “Por isso, dialogar com as empresas que trabalham em conjunto com a Secretaria, é uma forma de alinhar ideias, planejamentos atuais e futuros, bem como, solucionar conflitos”, afirmou.

Maior diálogo entre Estado e empresas

Esta foi a primeira reunião promovida pela Seduc/GO visando dialogar com as empresas de forma coletiva e pública. Além dos representantes das 60 empresas, a ação contou com a presença do deputado estadual de Goiás, Wagner Neto, do procurador setorial da Seduc/GO, Oberdan Valle, bem como servidores de TI da Secretaria, com um tutorial do novo sistema de obras.

O deputado afirmou que esta foi uma ação importante para demonstrar a forma como o Estado está trabalhando e como tem buscado a transparência na condução dos contratos de obras terceirizadas. “Eu vejo que essa ação demonstra, também, uma isonomia no tratamento das empresas: ao invés de se fazer uma reunião exclusiva com cada empresa, eles estão fazendo uma reunião pública, aberta”.

“Essa conversa é uma oportunidade de escutar o lado das empresas também, não apenas o do Governo, mas entendendo que nós temos que sair dela com um objetivo maior: onde o Estado mostra a seriedade do seu trabalho e cobrando essa mesma seriedade das empresas contratadas para a execução de obras”, ressaltou o parlamentar.

O lançamento do sistema de controle teve a presença das gerências de contabilidade de licitação da Seduc que explicaram os trâmites para a finalização de uma licitação de obras públicas e sobre o mecanismo de pagamento utilizado pelo governo.

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