Dados do Censo Escolar 2023 são divulgados

Primeira etapa da pesquisa reúne dados sobre escolas, professores, gestores, turmas e alunos da Educação Básica

O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram, nesta quinta-feira (22/02), os resultados da primeira etapa do Censo Escolar 2023. A pesquisa reúne informações sobre as escolas, professores, gestores e turmas, além das características dos alunos da Educação Básica e visa auxiliar na formulação, monitoramento e avaliação das políticas públicas.

Dentre os dados apresentados estão informações sobre as matrículas na Educação Básica, por etapa e modalidade de ensino; docentes; escolas e gestores.

Matrículas

Segundo o Censo Escolar 2023, a rede pública estadual de Educação de Goiás é responsável por 60,1% das matrículas nos anos finais do Ensino Fundamental e por 82,8% das matrículas no Ensino Médio.

Também foram apresentados dados relacionados à proporção de alunos em Tempo Integral matriculados na Rede Pública de Ensino. No Ensino Fundamental, o percentual passou de 10,3% para 10,5%. Já no Ensino Médio, o percentual de matriculados avançou de 19,5% para 20,7%.

Docentes

O Censo Escolar 2023 trouxe ainda dados sobre os diretores e professores da Educação Básica. A pesquisa analisa, de forma geral, o indicador de adequação da formação docente e o percentual de docentes por situação funcional, regime de contratação e o tipo de vínculo. 

Na rede estadual de Goiás, o percentual de docentes concursados/efetivos chegou a 51,5% do total. Esse percentual é maior do que o de estados como São Paulo (42,9%), Ceará (41,1%) e Minas Gerais (19,2%).

Vale ressaltar que, em 2022, o Governo de Goiás realizou concurso público para provimento de 5.050 vagas no cargo de professor nível III, no quadro permanente do magistério da Secretaria de Estado da Educação (Seduc/GO). Em 2023, 1.262 aprovados foram convocados para posse.

O Censo Escolar

Coordenado pelo Inep, o Censo Escolar é a principal pesquisa estatística da Educação Básica brasileira. O levantamento, feito com a participação de todas as escolas públicas e privadas do País, abrange as diferentes etapas e modalidades de ensino.

Os resultados servem de base para o repasse de recursos do governo federal e para a compreensão da situação educacional do Brasil. (Texto: Ana Carolina Jobim/ Comunicação Setorial da Seduc/GO – Com informações da Assessoria de Comunicação Social do Inep)

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo