Seminário Estadual BPC na Escola teve início nesta terça-feira (20)

Evento reúne profissionais que lidam diretamente com o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC na Escola)

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc/GO), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), promoveu, na manhã desta terça-feira (20/06), a abertura do ‘Seminário Estadual BPC na Escola.’

Com a temática ‘A importância das Estratégias Intersetoriais’, o evento, que ocorrerá até o dia 23 de junho, reúne gestores escolares, assessores pedagógicos, tutores educacionais e mediadores da Inclusão da rede pública estadual. Além destes, a formação também é destinada aos gestores do Programa de Acompanhamento e Monitoramento do Acesso e Permanência na Escola das Pessoas com Deficiência.

Na abertura, estiveram presentes o secretário estadual de Desenvolvimento Social, Wellington Matos; o presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CEDD/GO), Audier Gomes; a subsecretária de Execução da Política Social da Seds, Carolina Tavares; a deputada estadual, Bia de Lima; o vereador William Veloso; o superintendente de Atenção Especializada da Seduc/GO, Rupert Nickerson; entre outras autoridades.

Ação Intersetorial

O Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC na Escola) foi instituído pelo Governo Federal em 2017. Contudo, de acordo com o secretário de Estado de Desenvolvimento Social de Goiás, Wellington Matos, o Estado, juntamente com os municípios, auxilia e contribui na execução deste programa.

Segundo ele, um evento como este seminário é importante para incrementar a integração entre os envolvidos, fortalecendo o programa. “Nós queremos a transformação na vida das pessoas e isso só é possível com a integração da Educação e do Desenvolvimento Social”, afirma o secretário.

Para o superintendente da Seduc/GO, Rupert Nickerson, esta é uma ação intersetorial, que une secretarias estaduais a fim de gerar uma integração pedagógica, legal e social. “Através deste seminário, vamos transmitir conhecimentos para solucionar nossas dificuldades”, destaca ele.

Capacitação dos profissionais

O objetivo do seminário é promover uma capacitação das pessoas que estão na linha de frente dos processos e que acompanham as famílias que recebem o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC na Escola).

Para a assistente social do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Douvelândia, Alessandra Freitas, o evento vai trazer orientações e informações aos que trabalham diretamente com o benefício. Ela, que atende de perto beneficiados do programa, explicou que a capacitação é importante na identificação das necessidades e na promoção do melhor atendimento às pessoas com deficiência que recebem o BPC.

Plano Estadual de Educação

Essa ação atende a meta 10 estratégia 10.9, 10.21; Meta 11 estratégia 11.5, 11.6 do Plano Estadual de Educação (PEE)

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo