Colégio Estadual de Aparecida de Goiânia é finalista do Prêmio Nacional de Educação Fiscal

 

Projeto do Colégio Estadual Professor Gervásio Santana Dourado é um dos seis finalistas do importante prêmio na categoria Escolas

 

Com o projeto ‘Educação Fiscal no exercício pleno da cidadania’, o Colégio Estadual Professor Gervásio Santana Dourado, da rede pública estadual, em Aparecida de Goiânia, é um dos finalistas do Prêmio Nacional de Educação Fiscal que está em sua 10ª edição. 

 

O projeto utilizou palestras, leituras críticas de textos, elaboração de cartazes e banners e a produção de vídeos, implementando ações e conhecimento sobre a importância da participação do cidadão na administração pública.

 

A professora coordenadora do projeto, Bete Augusta Pereira e a diretora do colégio, Maria Zilma Ferreira Santos, participam da cerimônia de premiação nesta terça-feira, (29/11), às 19 horas, no Auditório da Embaixada de Portugal, em Brasília (DF).

 

Exercício de cidadania

Por meio do projeto, o colégio promoveu debates, oficinas, produções textuais e outras atividades com o intuito de fomentar, a partir da comunidade escolar, o desenvolvimento de uma cultura de Educação fiscal, com foco na função social dos tributos e com vistas à promoção do exercício da cidadania em seu pleno sentido.

 

Ações implementadas

No decorrer do ano, o colégio investiu no projeto com o objetivo de contribuir efetivamente para a formação dos seus alunos para a vida. Foram executadas as seguintes ações:

 

A disseminação dos conhecimentos de Educação Fiscal por meio de palestras e reuniões; a promoção de debates sobre temas relativos à Educação fiscal como caminho para a cidadania; a realização de oficinas sobre os significados e conceitos da Educação Fiscal e a discussão dos artigos da Constituição Federal 1°, 3°, 5°, 6° e 205 sob a luz da Educação fiscal. Também, o desenvolvimento de atividades interdisciplinares envolvendo alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do Ensino fundamental; a realização de um concurso de Redação; a participação de representantes da escola no curso disseminadores da Educação Fiscal e sua divulgação para toda a comunidade escolar. E, ainda, a produção de palestras em parceria com a Secretaria de Estado da Economia sobre o Fundeb, a Constituição Federal, a Educação Fiscal, a nota fiscal goiana, os conceitos tributários básicos; a função social dos tributos e o combate à sonegação e à corrupção fiscal.

 

O projeto teve ampla participação dos estudantes, professores, servidores e gestores e conta com todo o registro documental, incluindo pesquisas, participações em webnários e lives e a produção de vídeos Tik tok e de um documentário.

 

Sobre o Prêmio

O Prêmio Nacional de Educação Fiscal, edição bienal 2021/22, teve 354 projetos inscritos de todo o país, divididos nas quatro categorias: Escolas, Instituições, Imprensa e Tecnologias. Em sua 10ª edição, serão distribuídos R$ 60 mil em prêmios.

 

O Prêmio Nacional de Educação Fiscal é uma ação da Associação Nacional das Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite), em parceria com a Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB), Secretaria do Tesouro Nacional (STN), Controladoria Geral da União (CGU) e do Grupo de Trabalho Educação Fiscal (GT66- Educação Fiscal), vinculado ao Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), dentre outros, com apoio das Associações Filiadas.

 

Goiânia, 28 de novembro de 2022.

Comunicação Social da Seduc

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo