*Premiação do Concurso Literário“Vozes da Literatura Negra Brasileira” será hoje no Teatro Goiânia*

O evento ocorrerá entre às 15h e 18h, e na programação você irá conferir o Espetáculo Teatral Pretura

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Educação, realizou durante este ano, o Concurso Literário 2021 com o tema as “Vozes da Literatura Negra Brasileira”, destinado a professores e estudantes de Ensino Fundamental da Rede Estadual de Ensino. E nesta sexta-feira (17/12), ocorrerá o encerramento do Concurso com a Cerimônia de Premiação no Teatro Goiânia, das 15h às 18h. O evento conta com a apresentação do Espetáculo Teatral Pretura.

Com o objetivo de ampliar a prática de leitura, a pesquisa, a produção cênica, teatral, o conteúdo cultural, o exercício da escrita criativa, a inteligência dramática e a visão empreendedora de Estudantes e Professores da Rede Estadual de Ensino de Goiás, o Concurso Literário 2021 foi desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação de Goiás, por meio da Superintendência de Desporto Educacional, Arte e Educação e da Superintendência de Educação Infantil e Ensino Fundamental com apoio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Goiás (SEBRAE/GO).

Trata-se de um projeto interdisciplinar em consonância com os ideais formativos do Século XXI presentes na BNCC e no DCGO-ampliado para a área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias nos componentes curriculares de Língua Portuguesa e de Arte/Teatro e, no âmbito da consciencialização de um ensino para o empreendedorismo cultural.

O Concurso Literário 2021 não seguiu os caminhos convencionais de um concurso, ao propor, aos/às estudantes do ensino fundamental da Rede Estadual de Goiás, experiências para redescobrirem a forma de desenvolver a linguagem oral, a prática da leitura, a pesquisa, a produção de conteúdo cultural, o exercício da escrita criativa, a inteligência dramática e a visão empreendedora com sensibilidade e senso crítico, trazendo à realidade emoções profundas e pessoais a partir da pesquisa e do envolvimento com diversos textos de autores/as dentro do tema “Vozes da Literatura Negra Brasileira”, culminando na elaboração de parlendas, bilhetes, trovas, cordéis, crônicas, entre outros gêneros e também na criação de representações cênicas lúdicas, leituras dramáticas e cenas teatrais.

O projeto que configurou o Concurso Literário 2021 teve início em 08 de abril de 2021 com sua finalização em 17 de dezembro de 2021. Envolvendo:

– 32 CREs

– 58 Municípios

– 82 Unidades Escolares

– 11589 estudantes participantes

– 267 Professores Inscritos (215 de Língua Portuguesa e 62 de Arte/Teatro)

Da premiação:

– 23 produções textuais premiadas /destaque

– 17 produções cênicas premiadas /destaque

Material criado para apoio

– Material didático  de apoio ao professor participante em língua portuguesa (72 planos de aula e 72 videoaulas)

– Material didático de apoio ao professor participante  em arte/teatro (76 aulas)

– Material didático de apoio ao professor participante em empreendedorismo cultural (10 videoaulas, 2 manuais de orientação para aplicação das oficinas e 2 planos de aplicação das oficinas)

Nesta edição, será apresentado o Espetáculo Teatral PRETURA criado a partir das obras e autores estudados ao longo do projeto, com o elenco formado pelos estudantes destaques em produção cênica e professores da Trupe dos Cirandeiros – Núcleo de Criação Teatral Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte/ SEDUC GO.

Sobre o Espetáculo Teatral Pretura

O espetáculo PRETURA é uma grande ode à cultura negra, com validação do sentimento de injustiça que a acomete após séculos de abuso e uma esperançosa, empoderadora e inspiradora mensagem de elevação e autoafirmação.

O espetáculo inicia-se com um estúdio de TV, onde uma mulher negra abre espaço midiático para apresentar a grande batalha no qual a cultura negra trava contra o racismo, a intolerância e a falta de informação ou negação da grandiosidade da cultura afrobrasileira. Assim PRETURA incita o debate a fim de construir com a plateia uma experiência que busca expandir através da arte as percepções sobre o outro e sobre os espaços de convivência e de formação das sensibilidades. Um lugar de consciência e de necessidade de valorizar e impulsionar a arte, a ancestralidade, a criatividade, o legado e a importância da cultura negra para a sociedade brasileira.

O espetáculo vai sendo construído a partir de um mosaico de cenas. A partir de textos, músicas e peças teatrais escritas por artistas negros, PRETURA vai expondo reflexões, argumentos e pontos de vista que se concatenam ao passo que o público vai estabelecendo, cada qual à sua maneira, os pontos de confluências entre as cenas para celebrar formas expressivas das matrizes negro-brasileiras em nosso povo, em nossa raça e em nossa história.

A peça mostra em seu inebriante universo estético de formas, cores, sons, volumes e muitas emoções, a beleza, e a universalidade que reside na diversidade cultural, social e histórica com o propósito de apresentar a cultura afro brasileira não mais como uma faceta “folclórica” imprecisa e deturpada em suas informações e elementos, mas sim como a poética saga de nossos ancestrais reis, rainhas, heróis, heroínas, guerreiras, desbravadores e líderes políticos que mudaram os rumos de seus povos e consolidaram o indelével papel do continente africano na formação da sociedade mundial.

PRETURA resgata a história de um povo que é parte fundamental da história DE NOSSO PAÍS. Um espetáculo que busca, por meio da dramaturgia negra, colocar de forma definitiva a etnia africana no lugar onde ele deve estar na HISTÓRIA do Brasil.

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo