Primeiro dia do encontro de coordenadores regionais apresenta mudanças na configuração das escolas de tempo integral

 

 Evento está sendo realizado em Rio Verde nesta quinta e sexta-feira (28 e 29/10). Outros temas abordados foram as novas salas de AEE (Atendimento Educacional Especializado) e o início do período de matrículas na rede estadual de ensino

Cerca de 150 profissionais da Secretaria de Educação do Estado (Seduc) estão participando em Rio Verde do 3º Encontro de Coordenadores Regionais de Educação, Assessores Pedagógicos e Assessores Financeiros nesta quinta e sexta-feira, dias 28 e 29 de outubro.

Na abertura do evento, a secretária Fátima Gavioli destacou a importância do encontro para a troca de informações e alinhamento de ações, especialmente em relação aos preparativos para as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que serão realizadas entre os dias 17 de novembro e 10 de dezembro.

O Saeb será realizado em todas as escolas estaduais, com mais de 10 alunos, de 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio. Os alunos serão avaliados em Matemática e Língua Portuguesa. 

Além da mobilização das unidades escolares para o Saeb 2021, a superintendente de Gestão Estratégica e Avaliação de Resultados, Márcia Carvalho, falou sobre a necessidade da atualização dos dados que compõem o Censo Escolar, do Ministério da Educação (MEC), e sobre a mudança no processo de matrículas.

A partir deste ano, com a expansão das escolas de tempo integral, o sistema de matrículas informatizado será exclusivo para as escolas de tempo regular. Para os Centros de Ensino em Período Integral (Cepis), pais e/ou responsáveis pelos alunos deverão procurar a instituição de ensino e solicitar a vaga.

A secretária Fátima Gavioli explicou que essa medida faz parte de um trabalho de sensibilização dos pais, que terão a oportunidade de conhecer melhor a estrutura física dos Cepis e sua proposta pedagógica. O cronograma de matrículas para 2022 estabeleceu que alunos veteranos renovarão suas matrículas no período de 8 a 12 de novembro. Já os novatos deverão solicitar vagas entre os dias 8 de novembro e 8 de dezembro.

Mudanças no tempo integral

A titular da Pasta da Educação também anunciou que o programa Reformar 3, que será lançado na próxima semana pelo governador Ronaldo Caiado, em Goiânia, trará algumas exigências para as escolas de tempo integral. “O PDDE [Programa Dinheiro Direto na Escola] Goiás também terá uma ação específica e destinada para ações bem pontuais”, comentou a secretária.  

Márcia Rocha, superintendente de Educação Integral da Seduc Goiás, falou sobre o projeto de expansão das escolas de tempo integral, com a implantação de 105 novas unidades no Estado a partir do ano que vem, e destacou a mudança na legislação, que criou uma nova configuração para a carga horária diária e estabeleceu turnos diferenciados.    

“Teremos algumas unidades com um turno de 7 horas e um turno parcial. Outras com dois turnos de 7 horas. Algumas com um único turno de 7 horas e teremos ainda outras que permanecerão com um turno de 9 horas”, explicou a superintendente.

Ampliação de oportunidades

De acordo com Fátima Gavioli, essa inovação no formato dos Cepis foi pensada com o objetivo de democratizar o acesso das crianças e jovens. “Com formatos mistos será possível atender um público mais diversificado. E isso vai impactar na ampliação das oportunidades de aprendizagem, que teve uma lacuna enorme durante o ensino remoto, na pandemia”, acrescentou ela.  

“A gente enxerga essa ampliação do número de escolas como uma grande estratégia de recuperação da aprendizagem na rede pública estadual”, acrescenta Márcia Rocha. Ela destaca ainda que a inovação no formato representa um avanço importante, pois vai permitir ao Governo de Goiás levar o modelo para municípios que reivindicavam isso há muitos anos. “Especialmente no entorno do DF, como é o caso de Águas Lindas, colocando os alunos de todo o Estado com oportunidades iguais”, completa.  

A superintendente de Modalidades Temáticas Especiais, Núbia Reijiane, pautou sua fala sobre as mudanças propostas pelo Ministério da Educação, por meio do Censo Escolar, para as novas salas de AEE (Atendimento Educacional Especializado). Conforme ela, a rede estadual de Goiás já tem 141 salas de AEE aprovadas pelo MEC e, desse total, 84 já estão se adaptando ao novo modelo para receber os recursos.

Treinamento

Outra novidade apresentada por Núbia foi o curso de formação pelo qual vão passar professores, gestores, coordenadores pedagógicos e familiares de alunos que receberam o OrCam My Eye do Governo de Goiás. A iniciativa busca contribuir para que os estudantes possam tirar o máximo proveito didático-pedagógico do dispositivo de leitura inteligente, considerado hoje a tecnologia assistiva mais avançada para deficientes visuais ou pessoas com baixa visão.

Outros temas

O 3º encontro de coordenadores regionais e assessores pedagógicos e financeiros prossegue nesta sexta-feira (29/10). Na programação do dia estão temas como Trajetórias e Perspectivas do Centro de Formação de Estudo, Pesquisa e Formação dos Profissionais de Educação; projetos de Tecnologia da Informação; novo Ensino Médio e Instrumentos Pedagógicos; programa Reformar 3; Implantação de energia solar nas unidades escolares; escolas estaduais cívico-militares; distribuição de kits escolares; protocolos de segurança escolar; entre outros.

 

  • Coordenadora Karen Proto, da CRE de Rio Verde
  • Superintendente Márcia Carvalho
  • Márcia Rocha: mudanças na configuração do tempo integral
  • Núbia Reijiane fala sobre a formação para uso do OrCAm My Eye

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo