Festival Canto da Primavera recebe prêmio em Lisboa

A identidade visual para o Festival Canto da Primavera 2016, desenvolvida pela Enredo Branding, foi premiada no Festival Lusófonos da Criatividade, em Lisboa, Portugal. O projeto recebeu Prata na categoria Identidade Corporativa. O Prêmio Lusófonos da Criatividade é um festival internacional de criatividade, sediado em Portugal, único e dedicado exclusivamente a premiar, homenagear e debater os mercados publicitários e de comunicação dos países de língua portuguesa.

Segundo o diretor executivo da Enredo, Ciro Rocha, a identidade do Canto já havia recebido destaque pelo público e imprensa. “Foi criada a partir da onda sonora do canto do Sabiá, pássaro do Cerrado, que revela a chegada da primavera e, com ela, do festival. O resultado foi uma identidade conceitual, que funcionou como um verdadeiro convite para o público desfrutar de todos os cantos de Pirenópolis, reforçado pela hashtag #encantoemcadacanto”, destaca.

O Canto da Primavera – Mostra Nacional de Música de Pirenópolis

O Canto da Primavera chegou à sua 17ª edição, em 2016, com ares de mocidade, mostrando mudanças e melhorias em seu formato, que agradaram tanto turistas quanto moradores de Pirenópolis. Com o novo formato do festival, dividido em duas etapas – de 20 a 23 e de 27 a 30 de outubro -, o Canto 2016 atraiu público de 25 mil pessoas e movimentou a economia da cidade. Ao longo de todos os dias do evento, uma rica e extensa programação trouxe ao Canto da Primavera 42 apresentações musicais, sendo 30 delas de artistas goianos escolhidos por meio de edital público.  Fizeram shows Carlos Malta e Pife Muderno, com Lenine;  Dona Onete (PA), com Academia da Berlinda e Otto; Moraes Moreira e Davi Moraes (BA); Impact[o] Grupo de Percussão; Patocan; Quarteto Guerra-Peixe de Goiás; Gilberto Correia; Ricardo de Pina Quinteto e Amauri Garcia, entre outros.

Ao todo, foram distribuídos cerca de R$ 500 mil reais em cachê para os artistas participantes. Além dos shows e de uma Batalha de MCs, o Canto 2016 também realizou dez oficinas musicais, sendo quatro delas destinadas ao público infantil. Essas oficinas atenderam cerca de 400 participantes, sendo a maioria deles moradores de Pirenópolis. Com tantas atividades, o Canto da Primavera também se estendeu para outros locais da cidade, deixando de se restringir ao centro histórico e atingindo mais direta e positivamente a população local.

A mostra de música  é realizada pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte (Seduce). A produção da mostra de música teve, nesse ano, a parceria da Rede Sociocultural e envolveu 60 profissionais, entre técnicos de som, iluminação e estrutura, comunicação, segurança, logística, catering, receptivo, etc. O Canto da Primavera contou com o apoio da Prefeitura de Pirenópolis, Polícia Militar do Estado de Goiás, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, CELG, Universidade Estadual de Goiás, Iphan, Detran Goiás e MMF Latam.

Começo de tudo

Criado no ano 2000 como mecanismo de valorização da criação musical, o Canto da Primavera firmou-se, ao longo dos anos, como evento de relevância para Goiás. A Mostra de Música de Pirenópolis produz um vasto leque de benefícios: oferece um perfil atual da música brasileira e suas tendências nos mais variados ritmos e gêneros. Cria entretenimento, aquece o turismo, movimenta a economia. Um dos momentos especiais do Canto da Primavera são as oficinas de música. Elas formam um enriquecedor entrelaçamento entre professores e instrumentistas, promovendo troca de informações e experiências na área de música.

Durante a realização do Canto, Pirenópolis se torna uma espécie de ponto de irradiação de cultura, informação e arte musical, de forma intensa e alegre. Além de entretenimento para a população local e para os turistas, a Mostra de Música também movimenta a economia local. A lotação das pousadas e hotéis chega a um número significativo. O evento também gera emprego para a população de Pirenópolis, além dos reforços por meio de mão de obra temporária em restaurantes, bares  e hotéis da cidade. A inciativa é uma realizado pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce).

O Canto da Primavera abre espaço para artistas locais dividirem o palco com grandes nomes da música popular brasileira. Já se apresentaram nos palcos do Canto da Primavera cantores como: Zé Ramalho, Raimundo Fagner, Zeca Baleiro, Alceu Valença, Elba Ramalho, Barão Vermelho, Cidade Negra, Paralamas do Sucesso, Almir Sater, Chitãozinho e Xororó, Skank, Los Hermanos, Di Paulo & Paulino, Nando Reis, entre outros.

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo