Programa Ensino Médio Inovador é tema de encontros técnicos
A Secretaria de Estado de Educação Cultura e Esporte de Goiás (Seduce), por meio da Superintendência de Ensino Médio/Gerência de Apoio ao Ensino Médio, promove, desde a última semana, uma sequência de reuniões técnicas sobre o Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI). A ação, que teve início no dia 15, busca discutir informações para que a plataforma do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE Interativo) seja alimentada com as Propostas de Redesenho Curricular (PRC) para o ano de 2017. As reuniões devem ser encerradas nesta sexta-feira, 23/02.
Durante a reunião técnica são apresentadas informações gerais sobre o ProEMI, os Campos de Integração Curricular (CIC), articulações entre os componentes curriculares da matriz curricular da escola e os CIC, necessárias para a elaboração das PRC, e dados sobre o gerenciamento dos recursos financeiros e alimentação da plataforma do PDDE Interativo. Ao todo, 970 gestores e coordenadores pedagógicos responsáveis pelo ProEMI de todo o Estado participam do evento. Após os encontros, eles serão replicadores de conhecimento dentro de suas comunidades escolares.
De acordo com a Superintendente de Ensino Médio, a professora Regina Efigênia de Jesus Silva Rodrigues, a reunião vai contribuir, de forma concreta e direta, com a elaboração das PRC nas escolas e, consequentemente, propiciar uma melhoria significativa no ensino e aprendizagem dos estudantes da rede estadual de educação de Goiás. “O que está sendo enfatizado no período de duração da reunião é que a unidade escolar tem a oportunidade de obter recursos financeiros, provenientes do governo federal, para dinamizar suas aulas a partir dos Campos de Integração Curricular dispostos no Documento Orientador enviado pelo Ministério da Educação (MEC)”, completou.
O Programa Ensino Médio Inovador foi instituído pelo MEC em 2009, por meio da Portaria nº 971/2009, com o objetivo de auxiliar na elaboração do redesenho curricular das escolas de Ensino Médio e colaborar para o desenvolvimento de um currículo mais dinâmico e flexível, nas quatro áreas do conhecimento, que atenda às necessidades dos estudantes, suas expectativas e projetos de vida.
Em 2016, as ações desse programa estão voltadas para oito Campos de Integração Curricular, a saber: I- Acompanhamento Pedagógico (Língua Portuguesa e Matemática); II- Iniciação Científica e Pesquisa; III- Mundo do Trabalho; IV- Línguas Estrangeiras; V- Cultura Corporal; VI- Produção e Fruição das Artes; VII- Comunicação, Cultura Digital e uso de Mídias; e, VIII- Protagonismo Juvenil. Os campos I, II, III e VIII são obrigatórios, e a escola pode escolher, além desses obrigatórios, outros campos de acordo com interesse da instituição.
Para o desenvolvimento de atividades articuladas com esses campos, cada escola tem acesso a um recurso financeiro destinado à aquisição de materiais e tecnologias pedagógicas para operacionalizar e auxiliar no desenvolvimento das ações propostas pela escola. De forma geral, o ProEMI atua para a melhoria do ensino e aprendizagem dos estudantes de todo o país.
Em Goiás, para o ano de 2017, houve a adesão de 494 escolas nesse programa. Em 2009 Goiás atendeu 25 unidades escolares com o programa. De 2011 até 2014 o estado atendeu 577 unidades escolares de ensino médio.