Oficina de Dança Circular é ministrada no município de Cavalcante

Iniciativa tem apoio institucional do Fundo de Arte e Cultura

Usar a dança circular buscando como foco o despertar do espírito comunitário e da atuação coletiva, esse é o objetivo dos pesquisadores Vera Cristina Xavier e Everson Basili, que visam capacitar multiplicadores da Cultura de Paz.  Os instrutores irão ministrar a prá​tica dentro da oficina Danças dos Povos, atividade que é gratuita e será realizada neste sábado e domingo, dias 6 e 7 de maio, no Instituto Arco-Íris Sol do Coração, em Cavalcante, município de Goiás.

A oficina tem apoio institucional do Fundo de Arte e Cultura, da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce Goiás), e é dedicada, prioritariamente, a profissionais das áreas de Educação, Desenvolvimento Social e Saúde residentes na região da Chapada dos Veadeiros. Ao todo são 40 vagas, com 12 horas/aula e a inscrição ainda pode ser feita pelo site www.dancadospovos.com.

As danças circulares fazem parte de um movimento de dança contemporânea que surgiu com Bernhard Wosien (1908-1986), bailarino polonês /alemão. São praticadas na Grécia, Alemanha, Portugal, Irlanda, França, Israel, Rússia, Croácia, Israel e também no Brasil. Desde março deste ano, o movimento passou a integrar as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), que ampliam os procedimentos oferecidos pelo SUS. Desenvolvimento da consciência corporal e inteligência integral, aprendizagem criativa e expansão de habilidades estão entre os benefícios da atividade reconhecidos pelo Ministério da Saúde, por meio da Portaria n° 849.

De mãos dadas, os participantes apoiam e auxiliam os companheiros de roda de maneira natural. Segundo o professor Basili, a atividade destaca-se como importante instrumento para a difusão da Cultura de Paz, considerando seu potencial para despertar o respeito pelo outro, a integração, a inclusão e o acolhimento às diversidades.

Além de conduzir as práticas de experimentação dos bailados das culturas diversas, os instrutores Everson Basili e Vera Cristina Xavier também vão apresentar aos participantes da oficina a origem e os conceitos relacionados a danças circulares pelo mundo.

Os instrutores

Vera Cristina Xavier é conciliadora e mediadora de conflitos, focalizadora de danças circulares e jogos cooperativos, advogada de formação e pós-graduada em Jogos Cooperativos e Cultura de Paz. Realiza projetos de formação de líderes e desenvolvimento de pessoas, sempre com o foco de ampliação de consciência e formação integral do indivíduo.

Everson Basili é educador, diretor de teatro, empreendedor social e pós-graduado em Jogos Cooperativos e Cultura de paz. Cria e coordena projetos para adolescentes, jovens e adultos que visam o aprimoramento de valores humanos e competências socioemocionais. Apaixonado por tudo que promove presença, inteireza e uma melhor convivência social.

 

PROGRAMAÇÃO

Local: Instituto Arco-Íris Sol do Coração

Sábado (6/5)

 

9h às 12h30

. Apresentação e integração

. Dança de origem Grega

. Intervalo

. Apresentação sobre a origem e conceito das danças circulares

. Dança Alemã

. Dança Portuguesa

 

14h às 18h30

. Aquecimento – alongamento e massagem cooperativa

. Dança Irlandesa

. Dança Francesa

. Dança de Israel

. Dança Russa

. Intervalo

. Dança folclórica brasileira origem Vale do Jequitinhonha

. Dança brasileira origem indígena

. Dança brasileira – Ciranda

. Videos sobre as Danças Circulares

. Encerramento do dia e combinados para o próximo período

 

Domingo (7/5)

9h às 13h

. Abertura com meditação

. Aquecimento – alongamento e massagem cooperativa

. Dança brasileira contemporânea

. Dança da Croácia

. Dança de Israel

. Intervalo

. Relembrando todas as danças aprendidas

. Roda final de conversa e considerações finais.

. Encerramento e entrega dos certificados

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo