Academia Feminina de Letras homenageia escritora e poetisa Cora Coralina

Raquel Teixeira, que é membro da Aflag, participou da sessão festiva, realizada nesta terça-feira, 27/06

Na voz da cantora Maria Eugênia e ao som da pianista Maria Lucy Veiga Teixeira, a música ‘Cora Coralina’, de Marcelo Barra, abrilhantou a sessão festiva de homenagem à escritora e poetisa Ana Lins dos Guimarães Peixoto Bretas. A cerimônia, de iniciativa da Academia Feminina de Letras e Artes de Goiás (AFLAG), contou com a presença da secretária de Educação, Cultura e Esporte de Goiás, Raquel Teixeira e de mais de 30 alunos do Colégio Estadual Cora Coralina.

Esta é a primeira atividade da série de homenagens que a Aflag fará em 2017, ano em que se completam 128 anos do nascimento da poetisa. Como forma de fomento ao legado de Cora, a Aflag lançou, na ocasião, o 1º Concurso de Redação, envolvendo os alunos do Colégio Estadual Cora Coralina, com o tema “Os 128 anos de Cora Coralina”.

A Aflag irá constituir comissão julgadora com quatro integrantes da própria academia para escolher os textos vencedores. Serão premiadas as três melhores redações, levando em consideração critérios de criatividade, coesão textual, adequação ao tema proposto, correção gramatical e caligrafia. Os prêmios serão entregues no dia 24 de agosto, em comemoração ao 128º aniversário de Cora Coralina (21/8).

A secretária Raquel Teixeira anunciou que, além disso, a Seduce levará a turma vencedora para a Cidade de Goiás. “Lá vocês vão conhecer a casa e a história dessa grande escritora goiana. Eu já conversei com alguns alunos aqui e eles estão bastante animados. Quero ler redações lindas”, reforçou a professora.

A titular da Seduce, que ocupa a cadeira nº 29 da AFLAG desde 2015, ressaltou a importância de homenagear uma das poetisas mais expressivas do Brasil. Raquel lembrou que a atriz Dira Paes esteve no Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica), na última semana, e se encantou com a história e a casa de Cora. “Ela leu alguns poemas e até fizemos vídeos dela declamando. Vou mandar para vocês se inspirarem”.

A cerimônia contou também com a palestra da escritora e arquiteta Sônia Helena Taveira de Camargo Cordeiro, “Cora Coralina, a Doceira da Casa da Ponte”. Ela falou sobre a trajetória de vida de Cora e sua descoberta como escritora.

Goiânia, 27 de junho de 2017.

Comunicação Setorial da Seduce

 

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo