Balés do Gustav Ritter são premiados no Festival de Dança de Joinville
Os Balés Juvenil e Jovem do Instituto de Educação em Artes Professor Gustav Ritter venceram em quatro categorias durante a Mostra Competitiva do 35º Festival de Dança de Joinville, em Santa Cantarina, que ocorreu de 20 a 28 de julho.
No gênero Neoclássico, o Balé Juvenil do Ritter ficou em 1º lugar nas categorias: duo sênior, com a coreografia Play e solo feminino sênior, com a coreografia TBH. No Clássico de Repertório, o Balé Jovem foi o ganhador no conjunto júnior, com a coreografia Ruslan e Lyudmila – O Jardim Encantado de Naína. E na variação feminina sênior, o Balé Juvenil garantiu a melhor colocação com a coreografia Grand Pas Classique.
Segundo o diretor do Instituto Gustav Ritter, Edmar Carneiro, “essas conquistas comprovam a excelência dos bailarinos goianos fora do Estado e a qualidade do ensino da dança no Gustav Ritter, além disso, competições como o Festival de Joinville permitem que os nossos alunos se destaquem e ganhem bolsas de estudos internacionais”.
Os bailarinos do Gustav Ritter tiveram o apoio da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce) para a realização da viagem a Joinville (SC).
O Festival
Foram mais de 3.200 inscritos para essa 35ª edição do Festival de Dança de Joinville, que teve a curadoria artística deste ano composta pelas especialistas em dança Ana Botafogo, Mônica Mion e Thereza Rocha, responsáveis pela seleção dos trabalhos apresentados.
O evento, conhecido como vitrine para bailarinos e diretores nacionais e internacionais, já foi citado no “Guinness”, o livro dos recordes, como o maior festival do gênero no mundo em relação ao número de participantes. Neste ano, a cidade catarinense foi palco para 7.800 participantes – entre bailarinos, estudantes, professores e artistas convidados, com 240 horas de espetáculos no total.