Missão do Governo no Cone Sul atrai parcerias para a Educação e Cultura

A secretária de Educação, Cultura e Esporte de Goiás, Raquel Teixeira, participa desde o dia 8 deste mês da Missão Comercial do Governo de Goiás no Cone Sul, liderada pelo governador de Goiás, Marconi Perillo. O objetivo da ação, que segue até o dia 12, é apresentar as potencialidades do Estado para autoridades, empresários e investidores do Uruguai, Argentina e Paraguai.

Nesta terça-feira (12/9), Raquel participou do Encontro de Integração Goiás-Argentina, realizado na Embaixada do Brasil em Buenos Aires. Durante palestra, a secretária falou sobre o quadro educacional desde a Educação Infantil até a formação universitária. “Três universidades já me procuraram, portanto acredito que sairemos daqui com perspectivas reais de cooperação, intercâmbio e pesquisa conjunta”, disse Raquel.

Na última sexta-feira, primeiro dia da missão, em Montevidéu, o governador Marconi Perillo e a secretária Raquel Teixeira assinaram um termo de cooperação com o Governo do Uruguai nas áreas de educação e cultura. A parceria vai promover o intercâmbio de estudantes, por meio do Goiás Sem Fronteiras, formação de professores, ensino da língua inglesa e a aproximação das orquestras sinfônicas do país sul-americano e do Estado.

A comitiva foi recebida pela subsecretária de Educação e Cultura do Uruguai, Edith Morais. Acompanhado da secretária de Estado de Educação, Cultura e Esporte, Raquel Teixeira, o governador apresentou os números e os avanços da educação formal, superior e profissional do Estado e manifestou o interesse das instituições de ensino nas três áreas em estreitar os laços com o Uruguai.

 

A subsecretária afirmou que a equipe do Ministério de Educação e Cultura do Uruguai ficou “muito impressionada” com o avanço de Goiás na educação, especialmente no que se refere à melhoria do ensino aprendizagem. “Temos muito a cooperar em função das transformações que estamos vivendo na Educação, para que, juntos, possamos oferecer a oferecer o melhor ensino”, disse Edith Morais. Ela citou a intenção do governo uruguaio de trabalhar em conjunto na educação básica, com destaque para o ensino de inglês e a formação de professores, além dos investimentos para o emprego das novas tecnologias de informação e comunicação nas escolas.

A subsecretária e o governador também abriram a agenda de cooperação para que as Orquestras do Uruguai e de Goiás aproximem seus músicos e direções para a formulação de um calendário de concertos nos dois países. Marconi apresentou para Edith Morais os investimentos para criação e formação da Orquestra Filarmônica do Estado de Goiás e para a Orquestra Sinfônica Jovem do Estado de Goiás, destacando que ambas têm mantido calendário frequente de apresentações em diversos países ao redor do mundo.

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo