Canto 2017 – Grupo Uccelli leva público de volta ao passado em Pirenópolis

O público que acompanhou a apresentação do Grupo Uccelli, dentro da programação da 18ª edição do Canto da Primavera, neste sábado, 30, foi convidado a fazer uma viagem no tempo. A Igreja Nosso Senhor do Bonfim, construída por escravos entre 1750 e 1754 e, hoje, um dos principais pontos turísticos de Pirenópolis, ficou lotada de pirenopolinos e turistas, que vieram para ouvir canções resgatadas do período medieval e renascentista, com arranjos elaborados pelos próprios artistas.

Os instrumentos, as músicas cuidadosamente selecionadas, a vestimenta utilizada pelos músicos e a própria igreja escolhida deram ao concerto um tom intimista, o que deixou o público maravilhado. Ao longo da apresentação, o grupo tocou, cantou, contou histórias, declamou texto e encantou os presentes. O Grupo Uccelli, formado por professores universitários, desenvolve um trabalho pioneiro no estado ao fazer o resgate da música antiga e aliar passado e presente, cultura popular e erudita.

Ricardo Veiga mora em Goiânia e está participando do Canto da Primavera, ao lado da esposa Maria das Dores Fleury, pela primeira vez. Segundo ele, um dos destaques que diferenciaram o concerto foi ele ter sido realizado dentro de uma igreja. “A sonorização e aquele som natural da voz deixou o ambiente bem aconchegante. Muito diferente e agradável”, pontuou.

O casal Mônica Bastos e Marco Oliveira, de Brasília, participou da Mostra de Música de Pirenópolis pela segunda vez. Eles vieram ao evento na edição de 2016, gostaram e decidiram voltar mais uma vez. Assim como Ricardo Veiga, eles também gostaram muito da proposta do Grupo Uccelli. “Uma proposta muito bonita e sensível”, resumiu Mônica.

Após os aplausos, o grupo se despediu em grande estilo. Os músicos tocaram mais uma canção e conduziram o público para o lado de fora da igreja, encerrando a apresentação com em clima de festa, como se estivesse de volta à Idade Média.

 

Concertos no Canto

O concerto com o Grupo Uccelli foi a penúltima apresentação do Canto da Primavera 2017 realizada em igrejas.  Neste domingo, 1º de outubro, o público poderá apreciar ainda o Quarteto Henrique Oswald, que seguirá o mesmo formato, às 12h, na Igreja Nosso Senhor do Bonfim. Na segunda semana de programação do evento, todas os shows serão realizados no Cine Pireneus ou no Cavalhódromo.

 

 

 

 

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo