Raquel Teixeira participa do III Fórum de Agentes Jovens, em Pirenópolis

Iniciativa do Instituto Unibanco e Seduce, encontro reuniu em dois dias mais de 600 estudantes e 120 profissionais da Educação

Na manhã desta quinta-feira, 5/10, secretária Raquel Teixeira destacou importância do encontro para discutir novo modelo de escola

 

Na abertura do segundo e último dia do III Fórum Estadual de Agentes Jovens: Diálogos Sobre Gestão Escolar, que está sendo realizado desde ontem na Pousada dos Pirineus, em Pirenópolis, a secretária Raquel Teixeira destacou a importância da proposta do encontro, que coloca lado a lado gestores educacionais e estudantes para não só repensarem os principais problemas de suas escolas, mas buscarem soluções viáveis para essas questões.

O evento, que está sendo promovido pelo Instituto Unibanco (IU) em parceria com a Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce), reuniu 120 profissionais da Educação e mais de 600 alunos de Ensino Médio da rede pública estadual. O objetivo da iniciativa é estimular uma participação ainda mais efetiva dos jovens no processo de gestão de suas escolas de forma a contribuir para a melhoria do ensino aprendizagem.

“Quando as partes interessadas, alunos e gestores, se juntam para discutir claramente quais são os problemas enfrentados dentro de suas escolas e o que cada uma dessas partes pode fazer para melhorar esse cenário, isso significa um avanço enorme não apenas do ponto de vista de gestão, mas também de aprendizado, já que estamos ensinando aos nossos jovens a caminharem no sentido do protagonismo e autonomia de gerir suas próprias vidas”, destacou a secretária.

Para Raquel Teixeira, incentivar o diálogo entre estudantes e gestores na busca por respostas aos problemas enfrentados no cotidiano das escolas é fundamental para definir as responsabilidades de cada segmento – professor, diretor e aluno -, e chegar a um consenso sobre a contribuição que cada um pode dar para resolver a situação. E o mais importante é que cada um dá ali a sua contribuição para a construção desse novo modelo de escola”.

Na opinião da secretária, reunir os diferentes atores em torno de um diálogo honesto e franco, “de coração aberto, olho no olho, com vontade de acertar”, é o melhor caminho para transformar a realidade de uma instituição de ensino. Mas para isso, segundo ela, é necessário que todos tenham abertura para ouvir e flexibilidade para receber críticas.

Raquel ressaltou ainda que incentivar o envolvimento dos jovens no processo de gestão das escolas também é prepara-los para encarar a vida com maior responsabilidade e ensiná-los a fazer as melhores escolhas. “O mundo de hoje exige de vocês cabeça empreendedora, criatividade e autonomia, pois tudo indica que vocês terão que empreender para conquistar seu lugar no mundo do trabalho. Tudo isso que está acontecendo aqui nestes dois dias está preparando cada um de vocês para enfrentar esses novos desafios diários e, de quebra, vocês estão colaborando para construir uma escola melhor, uma sociedade melhor e um mundo melhor”.

Jovem de futuro

Sobre a parceria com o Instituto Unibanco, a secretária afirmou que é um grande privilégio para a Seduce participar do processo de discussão desse novo modelo educacional, caracterizado pela divisão de tarefas e corresponsabilização dos estudantes.

Raquel também considera que a iniciativa é pioneira e inovadora, pois alia tecnologia à metodologia, prática e experiência pedagógica com foco em um novo perfil de aluno, professor e gestor. “Tenho muita confiança de que esse é o caminho que devemos trilhar hoje para deixar a melhor escola para nossos alunos”.

O III Fórum Estadual de Agentes Jovens integra o programa Jovem de Futuro, desenvolvido em Goiás desde 2008 e que hoje alcança 605 escolas da rede pública com o intuito de melhorar o desempenho da educação por meio do aprimoramento contínuo da gestão escolar.

O programa

Essa é a terceira edição do Fórum, que até agora atingiu um universo de 1.800 estudantes do Ensino Médio em Goiás.

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo