Filarmônica grava seu 4º álbum com obras de Claudio Santoro

A Orquestra Filarmônica de Goiás iniciou nesta semana, de 1º a 5, as gravações de seu 4º álbum que incluirá as Sinfonias nº. 5 e 7, do compositor brasileiro Claudio Santoro. A coordenação musical é do produtor Ulrich Schneider, responsável pela produção de consagrados álbuns da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp).

O objetivo da orquestra é gravar as catorze sinfonias de Santoro, contribuindo assim para a preservação do repertório nacional. Em novembro, ocorre a gravação do 5º álbum da instituição que incluíra as Sinfonias nº 1,6 e 8 do compositor.

As obras que irá compor o disco foram escolhidas pela direção artística da Filarmônica. Neil Thomson, Regente Titular da Orquestra e responsável por conduzir as gravações, destaca que as obras de Claudio Santoro representam a riqueza da música orquestral brasileira. Neil reforça ainda que a Filarmônica irá gravar todas as catorze sinfonias do compositor nos próximos três anos, com expectativas que esse repertório possa se espalhar pelas orquestras nacionais e internacionais.

Para Thomson, este é um momento histórico para a Filarmônica de Goiás pois, segundo ele, os álbuns vão contribuir com a consolidação e divulgação do patrimônio musical brasileiro. Nos últimos anos, a Filarmônica lançou três CDS com obras do compositor brasileiro César Guerra-Peixe. Os álbuns foram elogiados no cenário nacional pela qualidade musical e sensibilidade artística. A distribuição ocorreu em Goiás, Rio de Janeiro e São Paulo. A Orquestra se prepara agora para lançar as gravações nas plataformas digitais.

 

O Compositor

Cláudio Santoro se destaca por seu experimentalismo de estilos e técnicas de composição. Em 1940, auxiliou na fundação da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), em que atuou como primeiro violino e em 1962, tornou-se coordenador do Departamento de Música da recém-criada Universidade de Brasília (UnB). Em 1980, funda a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional de Brasília, que dirige até a morte, ocorrida no palco, durante ensaio do Concerto para Piano e Orquestra nº 2, de Johannes Brahms.

 

 

 

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