Seduc implanta Comitê Setorial do Programa de Compliance

A Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc)

implantou o Programa de Compliance Público. A pasta assinou o termo de

compromisso com a Controladoria-Geral do Estado (CGE), no dia 15 de março, na

primeira etapa da iniciativa. Na primeira reunião do comitê, foi aprovado o

cronograma de atividades e o plano de comunicação.

O gestor de Finanças e Controle e gerente da

Assessoria de Controle Interno da Seduc, Geovanni Maciel Gonçalves, explicou

que a primeira etapa do programa de Compliance é instituir a política de gestão

de riscos que traz os objetivos e diretrizes da ação. “Já foi realizada

avaliação da maturidade de gestão de riscos, que tem o objetivo de medir a

existência de uma abordagem formal desenvolvida para este trabalho.”

A primeira meta é implementar a gestão de riscos em

áreas que serão escolhidas pelo Comitê Setorial. “Estamos elaborando um

documento chamado Estabelecimento de Escopo, Contexto e Critérios, que vai

contextualizar a secretaria e nos permitir entender o ambiente externo e

interno no qual o objeto de gestão de riscos se encontra inserido e identificar

parâmetros e critérios a serem considerados neste processo”, explica

Geovanni.

A secretária de Educação, Fátima Gavioli, destaca

que o compliance público vai trazer mais transparência para as ações realizadas

pelas secretarias e pelo governo, de maneira geral. “É, sem dúvidas, uma

ação extremamente positiva. Todas as ações que visam combater a corrupção são

válidas e devem ser aplicadas dentro de cada pasta”, ressaltou.

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