Governo de Goiás cria estratégias para alcance de metas de avaliações pedagógicas de 2019

Com o objetivo de alcançar bons

resultados no Sistema de Avaliação da Educação no Estado de Goiás (SAEGO) deste

ano, o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEDUC),

deu início a uma série de cursos de formação destinados aos professores

formadores da Educação em Goiás. Uma das ações refere-se à Oficina de

Apropriação de Resultados do SAEGO 2018. Foram apresentados os dados da

avaliação do ano anterior e, após, elaboradas estratégias com o objetivo de

alcançar bons resultados em 2019.

O evento, realizado em parceria

com a SEDUC e o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd),

ocorreu neste mês, no Hotel San Marino e contou com a participação dos

Assessores de Gestão Pedagógica, Assessores Pedagógicos das Regionais, Técnicos

de Apoio à Gestão, Superintendentes e Gerentes da SEDUC. Ao todo, 120 pessoas

estão envolvidas no processo.

De acordo com a Assessora de

Gestão Pedagógica, Régina Vaz da Costa Fernandes, essas oficinas teóricas e

práticas têm como intuito orientar os Assessores Pedagógicos e Tutores

Educacionais a auxiliarem as escolas no desenvolvimento de seu trabalho

pedagógico. Durante o curso, são usados dados reais do Estado para que os

participantes vejam a realidade e transformem esse conhecimento em ações que

gerem resultados.

“Trazemos um panorama da evolução

no sistema educacional dos resultados alcançados para, então, avaliarmos qual é

a trajetória dos alunos, se estes estão conseguindo avançar e de que forma

podemos alcançar a meta estipulada para este ano”, explica.

As metas do Estado para o Índice

de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) 2019 são:

•             5º

ano Ensino Fundamental – 5.2;

•             9º

ano Ensino Fundamental – 5.0;

•             3ª

Série Ensino Médio – 4.4.

Para Maria Luiza Gomes

Vasconcelos, Assessora Pedagógica de Porangatu, este ano, o curso trouxe uma

análise diferenciada e motivadora. “ Muitas vezes, apesar de termos uma ideia

dos números, não conseguimos trabalhar esses dados nem com os docentes, nem com

os alunos, daí a importância da reflexão em oficinas como esta, para levarmos

para as escolas, com maior propriedade, essas evidências analisadas e

colocarmos ações em prática”, garante.

“Aprendemos muito durante esses

dois dias, o que trouxe uma reflexão de como promover formações para os

Gestores Educacionais e Coordenadores Pedagógicos para, assim, replicarmos esse

trabalho, o que ajudará no alcance das metas”, conclui.

Simone de Queiroz Silva Carneiro, Assessora Pedagógica de Anápolis, conta que havia participado de oficinas anteriores, porém, como Tutora Educacional, teve um novo olhar. “Não tinha pleno conhecimento de alguns gráficos que foram apresentados e, agora, ficará mais fácil replicar essas informações e obtermos resultados satisfatórios”, destaca.

“O que vimos contribuirá com meu

trabalho na prática, já que, a partir do momento que me aproprio dos

resultados, me sinto capaz de formar os Tutores e Gestores que estão na ponta,

para obtenção do resultado desejado”, acrescenta. Ela conta, também, que um dos

motivos de acompanhar as ações implantadas nas escolas é a obtenção de

resultados significativos nas avaliações externas que serão realizadas ao longo

desse ano.

O SAEGO promovido pela SEDUC, em parceria com o CAEd, é realizado em todas as escolas da rede, com o objetivo de avaliar o desempenho dos estudantes nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. As provas são aplicadas nas salas de aula, nos três turnos: matutino, vespertino e noturno, para alunos do 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental, da 3ª série do Ensino Médio Regular e do 6º período da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O SAEGO segue os moldes da Prova

Brasil, que integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB).

É realizado uma vez ao ano e o resultado é usado como suporte para a elaboração

de ações pedagógicas, formação de professores e para nortear a gestão das

escolas.

Parceria

No último dia 21, o Governo de Goiás, em parceria com o Instituto Unibanco, estabeleceu novas metas de aprendizagem para o Ensino Médio em Goiás. O objetivo da iniciativa é combater a evasão escolar, reduzir as desigualdades no ambiente escolar e alcançar a média no IDEB. As metas foram apresentadas pelo Governador Ronaldo Caiado e a Secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli.

Tais metas foram estabelecidas

por meio de parceria entre o Governo de Goiás e o Instituto Unibanco e

pactuadas considerando diversos índices importantes, como porte de cada

Regional e escola e número de matrículas, sempre respeitando as diferentes

realidades da comunidade escolar do Estado.

“A Superintendência de Gestão Pedagógica desenvolve ações que têm como foco principal a formação e capacitação dos servidores da SEDUC: Assessores Pedagógicos, Tutores, Coordenadores, Gestores e professores. Também orienta e acompanha o trabalho pedagógico desenvolvido pelas Coordenações Regionais junto às escolas de todo o Estado. Tais ações, certamente, contribuem com a oferta de um ensino eficaz e significativo para os estudantes da Rede Estadual de Educação de Goiás”, disse a Superintendente de Gestão Pedagógica, Rita de Cássia.

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