Seduc inicia ação “foco na aprendizagem” para monitorar o aprendizado dos alunos

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc)

inicia em setembro a ação Foco na Aprendizagem. O desenvolvimento dos alunos

matriculados na rede estadual de educação é o principal foco do governo de

Goiás e, para isso, foi criada esta ação que tem como objetivo mensurar o

aprendizado dos alunos por meio de simulados que serão aplicados semanalmente

nas turmas de 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio com

mais de 20 alunos. O primeiro simulado já será aplicado nesta terça-feira (3).

A ação é desenvolvida pela Seduc, por meio das

Superintendências de Ensino Fundamental e Ensino Médio, que enviam materiais

para Atividades Pedagógicas Complementares (APC), além dos próprios simulados.

Os trabalhos devem ser desenvolvidos durante a semana de aula de forma

conciliada ao currículo previsto para o período. Já os simulados serão aplicados

todas às terças-feiras subsequentes ao trabalho com as Atividades Pedagógicas

Complementares. Os resultados devem ser inseridos na plataforma, desenvolvida

em parceria com o Instituto Unibanco, para que a Gerência de Produção de

Material para o Ensino Fundamental e Ensino Médio tenha acesso e possa

sistematizar os dados por regional para monitorar o aprendizado dos alunos.

Os simulados abordarão as disciplinas de Língua

Portuguesa e Matemática. O objetivo maior da ação é que os professores

encontrem na Seduc apoio para criar novas oportunidades de aprendizagem em sala

de aula, por meio das atividades que proporcionam espaços de retomada e

recuperação de conteúdo e habilidades necessárias aos alunos. Com os dados,

será possível monitorar e fazer o acompanhamento pedagógico das unidades que

tenham mais dificuldade no aprendizado. Os materiais complementares servem de

suporte e apoio para que o professor consiga potencializar a aprendizagem e

fechar lacunas.

Segundo a secretária Fátima Gavioli, essa ação

é muito importante porque segue uma determinação do governador de conseguir

identificar onde é necessário fazer mudanças no ensino e na aprendizagem.

“A atividade faz revisão do conteúdo ministrado no período, assim como de

habilidades dos bimestres anteriores. Os simulados permitirão avaliar e

monitorar o aprendizado dos estudantes, dando-nos um diagnóstico de como cada

regional está e onde é preciso fazer correções e adequações”, disse ela.

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