Educação Empreendedora é assunto de parceria que começa a ser trabalhada pela Seduc e Sebrae

A Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Goiás (Sebrae/GO) começam a preparar uma parceria no âmbito do Programa Nacional de Educação Empreendedora, do Sebrae, a ser desenvolvida em escolas de Ensino Médio da rede pública estadual de ensino.

Trata-se de oportunizar aos estudantes do Ensino Médio das escolas estaduais o acesso aos conceitos da Educação Empreendedora a partir de 2021. A oferta da Educação Empreendedora está sendo pensada à luz das novas matrizes curriculares da rede estadual no núcleo de articulação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)/flexibilização curricular chamado itinerários de aprendizagem.

Reunião sobre esse assunto foi realizada nesta terça-feira, 03/03, na sede da Seduc, com a participação da secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli, da superintendente de Ensino Médio da Seduc, Osvany Gundim, da gestora estadual do Programa Educação Empreendedora, Cleonice Maria da Silva, da coordenadora da unidade Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial do Sebrae, Elaine Moura e do gerente executivo de Governança do Sebrae, Fernando de Paula Ferreira.

Comportamentos empreendedores
O principal objetivo da parceria é estimular nos jovens alunos do Ensino Médio comportamentos empreendedores que possam contribuir para o seu sucesso pessoal e profissional. “O espírito empreendedor pode ajudar os nossos estudantes no mercado de trabalho e em toda a sua vida”, afirmou a secretária da Educação Fátima Gavioli.

De acordo com a superintendente de Ensino Médio da Seduc, Osvany Gundim, a partir de agora, no decorrer deste ano, as equipes técnicas da Seduc e do Sebrae/Goiás vão se reunir para definir a melhor forma de se incluir nas escolas estaduais de Ensino médio, os conceitos da Educação Empreendedora.

As equipes farão juntas uma análise de conteúdos da Educação Empreendedora no sentido de adequá-los aos conteúdos do novo Ensino Médio. Também será preparado o material para a oferta nas escolas estaduais e, ainda em 2020, deverá ser feita a formação dos professores e sua capacitação para a implementação da Educação empreendedora na rede pública estadual.

Programa nacional
O Programa Nacional de Educação Empreendedora é uma iniciativa do Sebrae e promove ações para fortalecer a cultura empreendedora nos municípios brasileiros, em todos os níveis do ensino formal, tanto nas redes públicas quanto nas redes privadas (Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação Profissional e Educação Superior).

A Educação Empreendedora existe para despertar o espírito empreendedor nas pessoas, utilizando técnicas que articulam o fazer e o conhecimento. É aprender fazendo! Nos processos educacionais, a Educação Empreendedora atua em duas frentes principais: o desenvolvimento de competências duráveis e a possibilidade de inserção sustentada no mundo do trabalho.

Goiânia, 03 de março de 2020.
Comunicação Setorial da Seduc *Com informações do Portal do Sebrae/Goiás

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo