Premiações do programa Seduc Cerrado e do Concurso de Desenho “Goiás: Cores, Tradições e Identidade” reconhecem talentos da rede estadual

Evento celebra a criatividade de alunos da rede estadual que resultou na seleção das 27 melhores produções com temas voltados ao meio ambiente e à valorização da cultura goiana

A Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc/GO) promoveu, nesta quinta-feira (12/12), a premiação do programa Seduc Cerrado referente a 2023 e do Concurso de Desenho “Goiás: Cores, Tradições e Identidade”. O evento celebrou os trabalhos de 27 estudantes da rede estadual que se destacaram em ações de conscientização sobre a preservação do Bioma Cerrado e a valorização da cultura goiana.

Incentivo à preservação e criatividade

Com foco na conservação do Cerrado, o programa Seduc Cerrado envolveu alunos de escolas públicas estaduais de todo o estado em atividades como produção de textos, poemas, desenhos e plantio de mudas. Todas as escolas participantes tiveram seus Embaixadores do Cerrado, cujos trabalhos foram avaliados pelas coordenações regionais de Educação e, posteriormente, pela Secretaria da Educação, resultando na seleção das 27 melhores produções.

Os textos premiados foram reunidos no e-Book “Festival de Produção Textual Programa Seduc Cerrado/Movimento Goiás Pelo Cerrado”. Além disso, 11 desenhos de estudantes da Educação Especial foram selecionados para estampar as capas dos cadernos da rede pública estadual, promovendo a valorização do Cerrado e da identidade cultural goiana.

Depoimentos inspiradores

O superintendente de Atenção Especializada da Seduc/GO, Rupert Nickerson Sobrinho, destacou o talento dos alunos e elogiou a redação vencedora da estudante Sabrynna Mell Morais, do Colégio Estadual Itagiba Laureano Dorneles, de Aparecida de Goiânia. “Ver tamanha dedicação e criatividade é motivo de orgulho. Os cadernos com as capas criadas pelos estudantes são verdadeiras obras de arte”, afirmou o superintendente.

A secretária-adjunta da Seduc/GO, Helena da Costa Bezerra, também celebrou o sucesso do projeto. “É emocionante ver tanto talento e criatividade reunidos. Esses jovens são o futuro de Goiás”.

A estudante Sabrynna Melluma agradeceu a oportunidade. “Esse projeto é essencial para conscientizar as pessoas, especialmente os jovens, sobre a importância do Cerrado. É nosso mundo, e precisamos cuidar dele”, falou.

Reconhecimento e premiação

Os vencedores receberam camisetas, medalhas, certificados e notebooks como reconhecimento pelo trabalho realizado.

Segundo a diretora pedagógica da Seduc/GO, Alessandra Almeida, o projeto ainda fortalece o interesse dos estudantes pelas questões ambientais. “Projetos como o Seduc Cerrado são essenciais para engajar os alunos e promover a Educação ambiental de forma prática e significativa”, declarou a diretora.

O concurso de desenho também foi celebrado como um incentivo à expressão artística e cultural. O aluno Estevão Oliveira, do Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás (CEPMG) Maria Tereza Garcia Neta Bento, de Jussara, destacou. “Foi um prazer imenso representar a riqueza de Goiás através do meu desenho”, ressaltou o estudante.

A premiação reforça o compromisso do Governo de Goiás com a Educação ambiental e cultural, promovendo o engajamento e a criatividade dos estudantes em prol da preservação do Cerrado e da valorização do patrimônio goiano.

Texto: Isabele Brandão/Fotos: Alexandra Rita

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo