Consciência Negra: Estudantes da Rede Estadual escrevem segundo livro da coleção ‘Contribuições da Diáspora Africana na Cultura Brasileira’
Voltada para os professores da rede pública estadual, coleção integra ações da Secretaria implementadas com vistas ao fortalecimento da Educação antirracista nas escolas públicas
Por ocasião do Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc/GO), promove a divulgação do segundo volume da coleção ‘Contribuições da Diáspora Africana na Cultura Brasileira’.
Recém-lançado durante a Olimpíada de Humanidades, ocorrida na cidade de Goiás, antiga capital do estado, com a participação de 240 estudantes e professores da Chapada dos Veadeiros, o livro II, tornado E-book, tem foco na literatura e a construção de imaginário do que é ser negro.
O primeiro volume foi lançado em 2022. A série de livros será composta por seis volumes, sendo mais dois em 2025 e outros dois em 2026. Os livros são escritos e produzidos para os professores da rede estadual de Educação utilizarem em sala de aula.
Eles se inserem nos esforços e trabalho da Seduc/GO que, por meio do Centro de Estudos e Pesquisa Ciranda da Arte e Instituto IpeArtes, busca apoiar a reflexão sobre as questões raciais com vistas à promoção e fortalecimento da Educação antirracista a partir das escolas públicas estaduais.
Educação em Direitos Humanos
Um importante material didático, que inclui esta coleção, sintetiza a pesquisa e as ações pedagógicas desenvolvidas pelo IpeArtes, firmando sua base na Educação em Direitos Humanos. A abordagem procura valorizar as contribuições negras nos âmbitos cultural, científico, artístico, entre outros, presentes na cultura brasileira e goiana.
A série de livros destaca como a cultura goiana foi e, ainda, é influenciada pela diáspora africana. De acordo com os organizadores da coleção, o reconhecimento dessas contribuições é uma forma de abordar a questão racial por um viés positivo, em contraponto às abordagens que enfatizam o período da escravidão, que minimizam a história das civilizações africanas muito anterior a esse período.
A sistematização dos conteúdos foi iniciada ainda em 2019. No primeiro volume o enfoque foi sobre a importância de se considerar a Educação socioemocional e pedagógica essenciais para uma Educação antirracista. Também, tem o foco de dar destaque às inúmeras influências positivas das culturas africanas e afrobrasileiras na ciência, nas artes e na cultura do país e, em especial, de Goiás.
Linguagem acessível e sensível
Os livros tratam a Educação antirracista em uma linguagem acessível e sensível, convidativa à temática e inspiradora para os educadores.
A produção do material foi possível a partir da reflexão e pesquisa dos educadores responsáveis pelos livros, ao longo dos anos, aliada à sistematização da relação entre docência e pesquisa das produções artísticas como aquelas de eventos referentes à Consciência Negra realizados em 2018, 2019 e 2023 com o público escolar em Alto Paraíso de Goiás.
Ficha Técnica
Equipe de trabalho da coleção ‘Contribuições da Diáspora Africana na Cultura Brasileira’, coordenada por Luz Marina Alcântara, gerente de Arte e Educação da Seduc/GO
•Christiane Ayumi Kuwae – coordenadora e coautora das publicações;
•Luana Villas Boas – É consultora pedagógica e revisora de conteúdo;
•Frente Mulungu – Essa Frente de trabalho é formada por educador e educadoras negras e busca desenvolver ferramentas para o pensar, discutir e aprender sobre questões raciais no território de atuação, por meio de pesquisas, eventos, cursos, revisão de material, visitas de campo e vivências;
•Coletivo de Práticas Corporais e Natureza – Formado por Rejane Kelly Lacerda, Rafael Vanigle Deoclecio e Victor Manoel Barbosa Ribeiro Silva, professores de Educação Física no IpeArtes;
•Thamyres Prado – ilustradora e diagramadora;
•Thaysminy Marques Coelho (Thay Coelho) – trabalha no Ciranda da Arte;
•Equipe de mídia do Ciranda da Arte – Fidelino Lacerda. Hospedagem do E-book no site webzine;
•Equipes administrativas do Ciranda da Arte e Gerência de Arte Educação.