Escola estadual de Rio Verde é a única instituição da rede pública convidada a participar da CoopsParty Summit Goiás
Evento foi realizado nesta segunda e terça-feira no Centro de Convenções da PUC/GO e reuniu grandes nomes do cooperativismo, inovação, sustentabilidade, liderança, empreendedorismo e inteligência artificial
Um projeto de cooperativismo mirim levou o Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Maria Ribeiro Carneiro, em Rio Verde, a ser convidado para participar da CoopsParty Summit Goiás, um dos maiores eventos de inovação do cooperativismo brasileiro.
Promovido pelo Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), o evento foi realizado no Centro de Convenções da PUC/GO nos dias 18 e 19 de novembro e reuniu grandes nomes das áreas de cooperativismo, liderança, sustentabilidade, inteligência artificial, criatividade, empreendedorismo e startups.
O Cepi foi representado no CoopsParty Summit Goiás por um grupo de 30 estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio. Os alunos vieram a Goiânia acompanhados pela professora Taynara Rodrigues.
Ela conta que a ideia de criar a cooperativa mirim surgiu a partir do envolvimento da turma com uma iniciativa semelhante direcionada ao projeto Estudantes de Atitude. “Recebemos o apoio do Sicoob Credi Rural de Rio Verde e com isso foi possível ampliar o trabalho e dar esse passo importante”, explica ela.
Gincana sustentável
Taynara conta que a primeira ação prática do clube de cooperativismo foi uma gincana sustentável, onde os alunos recolheram vários tipos de materiais recicláveis para serem comercializados pela escola.
E foi aí que nasceu um outro projeto: reaproveitar garrafas pet para produzir filamentos e utilizá-los como matéria-prima na produção de kits de Robótica, com a ajuda de uma impressora 3D. Os kits serão doados às instituições de ensino da cidade que ainda não ofertam aulas de Robótica.
De acordo com a professora, a participação dos estudantes nesses projetos melhorou muito a percepção deles e o interesse pelas aulas em geral. O aluno João Eduardo Leal, 16 anos, cursando a 2ª série do Ensino Médio, comprova o depoimento de Taynara.
Inovação sustentável
Empolgadíssimo com a chance de poder acompanhar a CoopsParty Summit Goiás, João destaca o ineditismo das ações desenvolvidas em sua instituição de ensino. “Tudo gira em torno da inovação e isso tem chegado à sociedade de forma muito brusca e nada sustentável. E nós viemos a Goiânia mostrar que é possível aliar a inovação com a sustentabilidade”.
Isabele Sofia Lima, 14 anos, aluna do 9º ano do Ensino Fundamental, destaca a diversidade de temas como o que mais lhe chamou a atenção no evento. “Aqui tem discussões sobre o agro, política, inteligência artificial… Isso abre vários horizontes e amplia a nossa visão sobre o cooperativismo, que é algo que estamos muito focados hoje na escola”.
Para Lara Brandão, 15 anos, o que mais chamou a atenção na CoopsParty Summit foi a troca de conhecimentos. “Tudo que aprendi aqui vai me ajudar na escola e até mesmo para o meu futuro. Há uma troca muito boa para muito além da tecnologia”, frisou ela.
Ano do cooperativismo
Aluna da 3ª série do Ensino Médio, Jéssica Santos, 18 anos, considera o evento “grandioso”. Ela lembra que 2025 foi escolhido como o Ano Internacional do Cooperativismo e, assim, o tema estará cada vez mais presente na sociedade. “A gente busca uma pegada sustentável, social, e estar aqui hoje vai nos ajudar muito em levar essa ideia para a frente”.
O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Retomada, é um dos parceiros na realização da CoopsParty Summit Goiás. Nesta segunda-feira (18/11), durante a abertura do evento, o governador Ronaldo Caiado ressaltou a importância do cooperativismo para o crescimento do Estado.
Segundo o chefe do Executivo estadual, o cooperativismo gera prosperidade nas comunidades onde está inserido. “Eventos como este são fundamentais para profissionalizar, inovar e trazer tecnologia para o setor, contribuindo para o desenvolvimento de Goiás como um centro de excelência em inovação”, salientou Caiado. (Texto: Maria José Rodrigues / Fotos: Solimar de Oliveira e Divulgação)