Seminário da Educação discute preservação ambiental da Bacia do Rio Meia Ponte
Evento do projeto Educação Ambiental na Bacia Hidrográfica do Rio Meia Pontefoi realizado nesta terça-feira (19), na sede da Secretaria Estadual da Educação, em Goiânia
A iniciativa, que integra o projeto ‘Educação Ambiental na Bacia Hidrográfica do Rio Meia Ponte’, implementado pela Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc/GO), Ministério Público de Goiás (MP-GO), Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e a Universidade Federal de Goiás (UFG), tem como intuito fortalecer ações de preservação e conscientização ambiental.
Realizado nesta terça-feira (19/11), na sede da Seduc/GO, o seminário reuniu professores das escolas públicas goianas com apresentação de projetos e estratégias que serão implementados com mais vigor a partir de 2025. Dividido em seis painéis temáticos, o evento abordou temas como o uso sustentável da água, recuperação de nascentes e a aplicação de geotecnologia no estudo do meio ambiente.
As ações do projeto visam promover a preservação do Rio Meia Ponte, recurso essencial para o estado de Goiás, além de desenvolver o engajamento de alunos e comunidades escolares.
Importância da consciência ambiental
O professor de Biologia Stepan Edson Gomes Quirino, do Colégio Estadual Inácio Pinheiro Paes Leme, de Cachoeira Dourada (GO), apresentou uma experiência prática que está sendo introduzida em sala de aula.
“Levamos nossos alunos à margem do rio para realizar um levantamento da biodiversidade. Descobrimos, por exemplo, que o local é frequentado por uma onça, um animal no topo da cadeia alimentar, o que comprova a importância ecológica dessa região”, destacou.
A professora Stefanny Nóbrega, que leciona Geografia na Escola Estadual Padre Fernando Gomes de Melo, em Anápolis (GO), também relatou as ações planejadas com seus alunos. “Eles estão analisando o Rio Meia Ponte e irão elaborar uma campanha de conscientização para sua preservação. O projeto será implementado integralmente em 2025, fortalecendo a conexão entre os alunos e o meio ambiente”, explicou.
Patrícia Assunção, gerente de Programas e Projetos Intersetoriais e Socioeducação da Seduc/GO, enfatizou o caráter transformador da iniciativa. “Esse projeto é uma oportunidade de cultivar o amor pelo meio ambiente nas escolas e de aplicar ações concretas que preservem nosso bioma Cerrado. O trabalho será intensificado a partir do próximo ano”, afirmou.
Futuro do projeto
Com o apoio de professores e instituições parceiras, o projeto tem como objetivo buscar não apenas conscientizar, mas também transformar o olhar das futuras gerações sobre a preservação ambiental.
A partir de 2025, o trabalho em sala de aula deverá reforçar a importância da Bacia Hidrográfica do Rio Meia Ponte, promovendo práticas sustentáveis e engajamento coletivo para a preservação de um dos recursos vitais para Goiás.
texto: Isabele Brandão/Foto: Solimar Oliveira